Os primeiros dois compromissos do ano apresentaram um caminho tortuoso, com tropeços, mas os garotos do Grêmio têm nova chance de enfim conquistar a primeira vitória em 2018. Nesta quarta-feira, o time de transição encara o Avenida, nos Eucaliptos, a partir das 19h30, para buscar a recuperação no estadual e se afastar da zona da degola do Gauchão. A partida, válida pela 3ª rodada, ainda opõe dois rivais diretos na tabela: o Tricolor é 10º colocado, e o Periquito, nono.
Os três pontos são valiosos, claro, mas as pretensões gremistas em Santa Cruz do Sul vão além da ascensão à zona de classificação às quartas de final do estadual. Os jovens têm pela frente o penúltimo dos quatro jogos para mostrar serviço e apresentar o resultado esperado antes de o grupo principal de Renato Portaluppi estrear em 2018.
“Eles estão trabalhando muito bem, em evolução. A conversa foi no sentido de trazer confiança e segurança para eles. E demonstrar que vamos com tudo para buscar esse resultado.” (César Bueno, técnico)
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/01/20/39091542214_528c1c9a6a_k.jpg)
Uma vitória sobre o Avenida passa, em especial, por uma melhora urgente no sistema defensivo, vazado seis vezes nas duas primeiras rodadas – com destaque para os cinco gols sofridos diante do Caxias, no último sábado, na Arena. Nesta quarta-feira, o zagueiro Paulo Miranda retorna ao time como reforço ao setor, após cumprir suspensão. O meia-atacante Thonny Anderson, por sua vez, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e poderá estrear pelo Grêmio.
Em três dias de preparação, o técnico César Bueno tratou de remobilizar o elenco após o revés para o Grená – e de tomar para si a culpa pelo tropeço, dois dias depois de ter atribuído a derrota a erros grosseiros. Numa tentativa de blindar seus garotos, o treinador projeta a evolução da equipe nas duas próximas partidas. Após pegar o Avenida, o time de transição tem mais um jogo em vista, contra o São José, no próximo domingo. Depois, devem dar lugar ao grupo principal contra o Cruzeiro-RS, na 5ª rodada do Gauchão.
– A volta do Paulo Miranda é natural. Já era titular. A conversa com os meninos foi para dar confiança para eles. Eles estão trabalhando muito bem, em evolução. Foi mais no sentido de trazer a segurança que eles estão adquirindo. E demonstrar que vamos com tudo para buscar esse resultado, muito importante pela pontuação no campeonato – afirma Bueno.
Após sair na frente, mas ceder o empate em 2 a 2 para o São Luiz, em casa, o Avenida segue em busca de recuperação para se distanciar do rebaixamento e ingressar na zona de classificação às quartas de final. Assim como o Grêmio, a equipe de Santa Cruz ainda persegue a primeira vitória no estadual – a estreia ocorreu com derrota fora de casa para o São Paulo-RS. O técnico Fabiano Daitx mandará a campo a mesma escalação da última rodada.
AVENIDA X GRÊMIO – 3ª RODADA DO GAUCHÃO
- Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul (RS)
- Data e horário: quarta-feira (24), às 19h30
- Escalação provável do Avenida: Rodrigo; Itaqui, Luis Henrique, Claudinho e Roger; Toto, Fidélis, Felipe Tchelé, Diego Torres e Maurício; Hyantony
- Escalação provável do Grêmio: Bruno Grassi; Madson, Ruan, Paulo Miranda e Guilherme Guedes; Balbino, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Lima e Pepê (Alisson); Isaque
- Desfalques do Avenida: Não há
- Desfalques do Grêmio: Rodrigo Ancheta, Anderson e Felipe
- Pendurados do Avenida: Toto
- Pendurados do Grêmio: Não há
- Trio de arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Mateus Olivério Rocha
- Transmissão: Premiere para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances com vídeos exclusivos