A temporada de 2022 terminou para o Grêmio com uma boa notícia para 2023. Um dos jogadores testados nas duas últimas rodadas da Série B deu boa resposta e foi protagonista. Gabriel Silva marcou três gols, foi elogiado por Renato e encerrou a competição com boas perspectivas para o futuro.

Antes de ser escalado como titular contra o Tombense, o jogador de 20 anos não tinha recebido um minuto sequer com o atual treinador. Seu último jogo tinha sido na derrota para o Criciúma, que decretou a demissão de Roger Machado.

Sem pressão, foi alçado à titularidade por Renato. Na primeira chance, marcou de pênalti no empate contra o Tombense. Contra o Brusque, balançou a rede duas vezes. O último gol, que fechou o placar, foi o mais bonito. Levou para a perna esquerda e soltou uma bomba para estufar a rede.

Por conta da pressão para o acesso, o treinador preferiu segurar a escalação de jovens por entender que os mais “cascudos” estavam melhor preparados para o momento vivido pelo clube. Por isso, esperou garantir matematicamente a vaga na primeira divisão para usá-los.

– Nos últimos jogos o Gabriel teve oportunidades e foi bem. Ele tem futuro. Precisamos de garotos no grupo. Não vai fazer grupo com 30 cascudos. No decorrer dos jogos os jovens vão mostrar se tem condições. No momento que cheguei não era o momento das oportunidades deles – avaliou Renato.

Gabriel Silva comemorando o gol contra o Brusque com a torcida — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Gabriel Silva comemorando o gol contra o Brusque com a torcida — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

O técnico ainda não sabe se vai permanecer para a próxima temporada. Mas se Renato for o técnico escolhido pelo futuro presidente, Gabriel Silva larga na frente em relação aos outros jogadores mais jovens.

Na entrevista coletiva após o último jogo da temporada, Renato fez questão de prometer que os garotos vão receber mais chances se ele permanecer em 2023, pois terá tempo para a pré-temporada e um Gauchão pela frente.

– Eu gostaria de ter dado mais oportunidades, mas se eu ficar esses garotos vão fazer parte do grupo e vou dar mais espaço pra eles – prometeu o técnico.

Gabriel é um ativo do Grêmio e postulante a futura venda. Neste ano, teve seu contrato renovado até 2025. O jovem recebeu uma sondagem do Shakhtar Donetsk, ainda antes do início da guerra entre Rússia e Ucrânia, e por sua rescisão ser baixa na época, teve um reajuste no vínculo.

Gabriel Silva, do Grêmio, contra o Brusque — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Gabriel Silva, do Grêmio, contra o Brusque — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Depois do apito final, o jogador falou da sua relação com Renato. Desde que o ídolo retornou ao comando do clube, viu boas valências no jovem, mas segurou pelos motivos já citados.

– Renato conversa bastante com a gente. Passou muita confiança. Ele falou para eu jogar solto e consegui fazer dois gols. Procuro trabalhar bastante. Ano que vem vou continuar trabalhando para dar alegria à torcida, que é linda – celebro o garoto.

Expectativa é grande para 2023. Encerrar esse jogos com três gols é fundamental para elevar a confiança”

— Gabriel Silva, jogador do Grêmio

Assim como o restante do elenco, Gabriel entrou de férias a partir desta sexta-feira. No dia 7 de dezembro se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar a pré-temporada.

O planejamento prévio do Grêmio ainda prevê um recesso entre os feriados de Natal e Ano Novo. O Campeonato Gaúcho está previsto para iniciar na metade de janeiro.



Veja também