
Apesar da goleada por 4 a 0 sobre o Monagas, da Venezuela, a torcida do Grêmio deixou a Arena temerosa pela possível saída do técnico Renato Portaluppi ao Flamengo. Ainda que evitasse falar no assunto, o treinador, em tom enigmático, disse que se manifestará definitivamente sobre a negociação somente no final da tarde de domingo, após a decisão do Gauchão contra o Brasil-Pel.
Segundo a imprensa carioca, o treinador teria aceitado abrir negociação com o Flamengo desde que seu contrato seja de dois anos. No Rio de Janeiro, cidade em que se sente mais à vontade do que em Porto Alegre, o treinador ganharia salário na casa de R$ 1 milhão. Confirmando o título do Gauchão, encerraria sua terceira e mais vitoriosa passagem como técnico do Grêmio com quatro conquistas em cinco finais, nos braços da torcida.
— Eu sou funcionário do Grêmio, estou muito feliz aqui. Estou em semana de decisão, temos mais um jogo da final. Outro dia conversei algumas coisas com o presidente sobre esse assunto. Minha cabeça está totalmente voltada para o jogo de domingo. Domingo, talvez, eu possa ter uma resposta diferente. Agora minha cabeça está na final – despistou Renato, que esbanjou bom-humor quando questionado o que o faria feliz fora do Grêmio:
— Vocês (jornalistas) estão querendo se livrar de mim? Sou feliz desde que nasci, não gosto de pessoas mal-humoradas perto de mim. Estou em um clube vitorioso e maravilhoso, do meu coração. Sou muito feliz no Grêmio. Segundo o vice de futebol Duda Kroeff, a direção mantém a confiança na permanência de Renato. Por enquanto, conforme o dirigente, o treinador não manifestou desejo de deixar a Arena.
— O Renato é o técnico do Grêmio. Não chegou nada do Flamengo ao Renato e ao procurador dele. Ele está com a cabeça aqui, sabe o grupo que tem. Tenho certeza que ele continua — afirmou Kroeff, que completou:
— A gente sabe que, no futebol, quando um profissional se destaca é procurado por outros clubes. Mas sair é diferente. O Renato não nos deu nenhum sinal de que vai deixar o Grêmio.Com os rumores sobre a saída do treinador, os líderes do elenco do Grêmio podem fazer um apelo especial a Renato para sua permanência. Segundo o goleiro Marcelo Grohe, o técnico faria muita falta no vestiário.
— Se ele entender que o melhor é a saída, o Grêmio vai seguir sua vida. Mas torcemos para que ele fique, espero que a paixão dele pelo Grêmio fale mais alto. Até domingo, podemos dar um empurrãozinho. Seria uma perda difícil para nós, esperamos que ele possa continuar — disse Grohe.