A era Luan chegou ao fim no Grêmio e, com ela, outra também se aproxima. Com a venda do camisa 7 ao Corinthians, em negócio oficializado no sábado, restaram no clube apenas nove remanescentes do grupo que foi campeão da Libertadores em 2017. Esse número cai para três se levarmos em conta os jogadores que participaram da decisão contra o Lanús, na Argentina.

Do atual elenco, apenas GeromelCortez e Michel entraram em campo naquele 29 de novembro, o último no decorrer da partida. Paulo VictorKannemannLeonardoMarcelo OliveiraMaicon e Everton também faziam parte do grupo e seguem no clube. Alguns ficaram no banco, outros não foram relacionados por diferentes motivos.

Já Leo Moura não teve o contrato renovado para 2020 e também deixou o Grêmio antes de Luan.

O time do Grêmio da final da Libertadores 2017

  • Marcelo Grohe – vendido ao Al-Ittihad no fim de 2018
  • Edílson – negociado com o Cruzeiro no início de 2018
  • Geromel – segue no elenco como titular
  • Bressan – negociado com o FC Dallas no fim de 2018
  • Cortez – segue no elenco como titular
  • Jaílson – vendido ao Fenerbahçe em agosto de 2018
  • Arthur – vendido ao Barcelona em julho de 2018
  • Ramiro – negociado com o Corinthians no fim de 2018
  • Luan – negociado com o Corinthians no fim de 2019
  • Fernandinho – negociado com o Chongqing Lifan no início de 2018
  • Barrios – não teve o contrato renovado após o Mundial de Clubes

Luan, aliás, foi protagonista da conquista, com direito a golaço na final. O camisa 7 costurou a defesa do Lanús antes de sair na cara de Andrada e encobrir o goleiro para marcar o segundo gol do time de Renato Gaúcho na decisão.

As atuações na Libertadores renderam ao jogador o prêmio de melhor da América naquele ano, dado pelo jornal uruguaio El País. Foi o melhor momento de Luan no Grêmio. Nos anos seguintes, o camisa 7 exibiu lampejos do jogador habilidoso e decisivo que foi, mas passou a conviver com as oscilações e a sofrer com as lesões. De ídolo, se tornou um jogador negociável.

Em 2018, o camisa 7 voltou a sentir dores decorrentes de uma fascite plantar – uma inflamação na planta do pé – e ficou fora do final da temporada. Neste ano, chegou a ser afastado do time para recuperar a condição física e perdeu a titularidade para Jean Pyerre.

Torcedor do Grêmio, você aprova a venda de Luan para o Corinthians?

Ele retomou o espaço com a lesão do companheiro, mas sofreu uma fratura em um osso do pé e novamente esteve ausente dos jogos decisivos da temporada. Sua última partida com a camisa do Grêmio foi em 16 de outubro, contra o Bahia.

A lembrança que ficará na memória do torcedor, no entanto, são os títulos e os recordes. Foram seis taças conquistadas: Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018), dois Campeonatos Gaúchos (2018 e 2019) e uma Recopa Gaúcha (2019).

Nascido em São José do Rio Preto, no interior paulista, Luan chegou ao Grêmio em 2013, ainda nas categorias de base. Em 293 jogos pelo clube, marcou 77 gols e deu 60 passes para gols. Ele é o artilheiro da Arena do Grêmio, com 41 gols, e 13º maior goleador da história do clube.

O contrato de Luan com o Corinthians será por quatro temporadas. Pela venda do jogador, o Grêmio receberá 5 milhões de euros (pouco mais de R$ 22 milhões) e terá quitada uma dívida com o time paulista pela compra do lateral Juninho Capixaba.



Veja também