Foto: José Doval / CP Memória

A Fifa vai reunir seu Conselho na sexta-feira, dia 27, para discutir, mais uma vez, a questão envolvendo os vencedores da Copa Intercontinental, disputada entre os anos de 1960 e 2004. Novamente a entidade deve se pronunciar se os clubes vencedores da extinta competição podem ser considerados campeões mundiais. A informação foi veiculada no portal Uol.

Além do Grêmio, outros três times brasileiros foram campeões da Copa Intercontinental e consideram-se campeões mundiais: Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981) e São Paulo (1992 e 1993). Essa nova solicitação para que a Fifa revise sua posição — a entidade já posicionou-se anteriormente afirmando que os clubes não são campeões mundiais — teria partido da Conmebol.

O Conselho da Fifa é formado por 37 membros, entre eles, o presidente Gianni Infantino. Até 1979, a Copa Intercontinental era disputada em partidas de ida e volta. A partir de 1980, com o patrocínio de uma montadora japonesa, passou a ter um jogo único entre o campeão da Libertadores da América e o vencedor da Liga dos Campeões da Europa.



Veja também