Parado há mais de um mês em recuperação de lesão muscular na coxa direita, Ferreira volta no Gre-Nal do próximo sábado, o primeiro da semifinal do Gauchão, em busca do primeiro gol na temporada e da retomada do protagonismo dos atacantes tricolores.

Com o peso de carregar o número 10 nas costas, o jogador retorna ao time contra o maior rival e tem a missão de fazer o setor marcar gols. A última vez que isso aconteceu foi na derrota por 3 a 2 para o Mirassol, na Copa do Brasil, quando Diego Souza balançou a rede.

O centroavante, inclusive, também pode estar em campo no Gre-Nal. Vai depender do andamento de sua recuperação de lesão muscular também na coxa direita. Na segunda-feira, ele voltou a treinar com bola e tem chances de ser opção ao técnico Roger Machado.

De contrato renovado, Ferreira assumiu no início da temporada o status de referência técnica do time, herdando a camisa que em 2021 foi de Douglas Costa. O atacante atuou em apenas quatro jogos – ou 278 minutos –, mas nenhum gol.

Grêmio em campo na vitória diante do São José-RS — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio em campo na vitória diante do São José-RS — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Um dos maiores finalizadores

O atacante de 24 anos tem a melhor média de finalizações e é o vice-líder em números absolutos no quesito. De acordo com o Footstats, são 12 chutes em direção às metas adversárias em 2022, média de três por jogo. Elias tem 13 finalizações no total, mas a média é de 1,86 por partida.

Desde a derrota para o Mirassol na Copa do Brasil, o Grêmio fez apenas um gol de bola rolando. Foi o segundo da vitória sobre o Ypiranga, no último sábado, com Bitello. Dos cinco marcados nas partidas mais recentes, somente um veio de atacante – Diego Souza.

– Conversando com o atleta (Ferreira), entendemos que valia a pena, ao invés de ter mais minutos em campo, pegar mais confiança no dia a dia e no trabalho. (Diego Souza e Ferreira) São jogadores de referência técnica no time. Liderança do Diego e a vitória pessoal do Ferreira elevam o número das alternativas – comentou Roger após vencer o Ypiranga.

Os 20 gols do Grêmio na temporada

  • 4 gols – Elias e Diego Souza
  • 2 gols – Campaz, Janderson e Nicolas
  • 1 gol – Bruno Alves, Villasanti, Rodrigues, Rildo, Gabriel Silva e Bitello
Ferreira (E) treina normalmente e deve ir para o Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Ferreira (E) treina normalmente e deve ir para o Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Decisivo em Gre-Nal

No próximo sábado, Grêmio e Inter se reencontram no primeiro confronto do mata-mata do Gauchão. Na última vez que os dois times se enfrentaram em decisões eliminatórias, Ferreira marcou. Coincidentemente, foi também a última vez que o Tricolor fez gol em Gre-Nais.

E valeu taça. Após vencer o primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2021 por 2 a 1 no Beira-Rio, o Grêmio recebeu o rival na Arena e empatou em 1 a 1, gol de Ferreira. O placar foi suficiente para a equipe comemorar o tetra estadual.

O gol do atacante foi ao seu estilo característico. Arrancou pela esquerda, entrou na área, driblou o adversário e chutou colocado para o fundo da rede

Até sábado, serão 34 dias de Ferreira sem jogar uma partida oficial. A última vez foi no empate em 1 a 1 com o Juventude. O atacante sequer entrou em campo com Roger Machado e pode dar um salto de qualidade no setor ofensivo.

Nesta quarta-feira, o Grêmio volta a treinar no CT Luiz Carvalho. A comissão técnica fechou as atividades para o acesso da imprensa. O primeiro Gre-Nal da semifinal do Gauchão está marcado para as 16h30 de sábado, no Beira-Rio.



Veja também