Ferreira terá uma oportunidade de ouro na decisão com o São Paulo, pela Copa do Brasil para assumir de vez a titularidade como extrema pela direita no Grêmio. Mas o caminho para cavar a vaga na equipe começa ainda antes, já neste sábado, às 19h, contra o Sport na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Reserva na eliminação traumática da Libertadores para o Santos, o garoto deve iniciar a partida no Recife. E ao que tudo indica, também será titular diante do São Paulo na quarta-feira, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Afinal, Luiz Fernando e Pinares — seus dois principais concorrentes na posição — não estão inscritos na competição. O primeiro já disputou essa edição pelo Botafogo. E o Chileno não foi inscrito a tempo.

Ferreira em ação pelo Grêmio no empate em 0 a 0 com o Goiás pelo Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Ferreira em ação pelo Grêmio no empate em 0 a 0 com o Goiás pelo Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Ferreira entrou no segundo tempo da derrota de goleada para o Santos e teve um desempenho no mínimo esperançoso diante de um resultado traumático. A assistência para Thaciano é um ponto positivo isolado no vexame na Vila.

Assim, a tendência é de que Ferreira inicie a partida contra o Sport, em meio a uma formação com preservações. Há chance remota de que Thaciano seja o escolhido por Renato Portaluppi.

E a brecha aberta para Ferreira é evidente: assumir uma posição no time ainda sem dono desde a lesão de Alisson. Ainda que seja titular absoluto pela direita na trinca de meias, ele não entra em campo há dois meses, ainda em recuperação de um problema muscular.

De lá para cá, Renato testou quatro jogadores na posição e nenhum parece ter se afirmado. Luiz Fernando foi o mais escalado, com nove jogos, seguido de Ferreira, com cinco, Everton, com dois, e Orejuela, uma vez.

Destes, Ferreira foi quem balançou a rede duas vezes. Uma contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e outra contra o Guaraní, pela Libertadores. Orejuela também marcou, contra o Bragantino, mas não disputará a posição, já que é desfalque por pelo menos três semanas com lesão muscular.

Ainda a confirmar, Ferreira terá a chance de ganhar pontos com Renato para ser o titular e virar dono da posição. A partida contra o Sport está marcada para às 19h deste sábado, na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Brasileirão.



Veja também