A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou na noite desta quinta-feira que a reunião com os 12 clubes que disputam o Gauchão será adiada. A videoconferência que poderia definir os rumos da retomada da competição ocorreria nesta sexta, mas passou para a próxima quarta, informou a entidade em nota.

A decisão foi tomada após o presidente da FGF Luciano Hocsman agendar conversa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A reunião de forma remota foi marcada para a próxima terça-feira.

— A partir desta conversa, será possível avançar em algumas deliberações com os dirigentes a respeito dos cenários viáveis para o retorno da competição — informa o texto publicado pela federação.

Taça Francisco Novelletto Netto, do segundo turno do Gauchão — Foto: Pedro Trindade/ FGF

Taça Francisco Novelletto Netto, do segundo turno do Gauchão — Foto: Pedro Trindade/ FGF

Clubes e FGF debaterão as medidas para a volta gradual do Campeonato Gaúcho a partir das 15h de quarta-feira. Hocsman pretende ter os números e orientações da Secretaria Estadual de Saúde em mãos, após a conversa com o governador, para municiar as direções de dados que auxiliem na resposta à pandemia do coronavírus.

Hocsman participou de uma reunião com os presidentes das demais federações e o presidente da CBF, Rogério Caboclo, na última terça-feira. A conversa por videoconferência debateu datas e cenários para a volta do futebol em todo o Brasil. A CBF sugeriu o dia 16 de maio como data para reiniciar os estaduais, com a retomada dos treinos prevista já para 2 de maio.

Na última conferência sobre o Gauchão, na semana passada, a FGF sugeriu alguns tópicos, como a reposição de jogadores, já que algumas equipes liberaram os elencos durante a quarentena, e a quantidade de profissionais permitidos nos primeiros jogos, principalmente, além da possibilidade de ocorrerem com portões fechados.

Hocsman também abriu a possibilidade de realizar a final da competição em jogo único. Mas todos os assuntos serão tratados de forma mais definitiva na próxima quarta-feira.



Veja também