
Na vitória diante do Fluminense, Everton demonstrou mais uma vez sua importância e seu valor para o Grêmio. O gol de calcanhar não só garantiu os três pontos que colocam o clube de vez na briga pelo título do Brasileirão como também o isolou ainda mais na lista de artilheiros do time na temporada. E ainda pode ter rendido uma aposta ganha com o técnico Renato Gaúcho.
O treinador, com seu estilo particular de motivar o elenco, prometeu dar um carro popular ao jogador do Grêmio que marcasse um gol de bicicleta na temporada. O lance não ocorreu até o momento. Mas após marcar de calcanhar na saída do goleiro Julio Cesar (confira o lance abaixo), o camisa 11 promete cobrar o comandante para ganhar ao menos um outro presente.
– Vou falar com ele, pelos menos uma bicicleta para dar para minha filha. Vou tentar enrolar ele – brincou o camisa 11 na zona mista do estádio Nilton Santos, após a partida contra o Flu.
Com o foco dividido entre o Brasileirão e a partida de terça-feira contra o Atlético Tucumán, pela Libertadores, o camisa 11 foi um dos poucos titulares que acompanhou a delegação no Rio de Janeiro. Iniciou no banco de reservas e entrou em campo aos 19 minutos da segunda etapa, no lugar de Pepê. Precisou de apenas uma chance na partida, já no último lance, para mostrar todo o seu talento de jogador de Seleção.
– Foi meio que no improviso. Eu estava de costas, tinha pensando em girar quando dominasse. Mas quando o Julio Cesar apareceu bem rápido eu meio que improvisei de calcanhar – contou Everton sobre o gol de calcanhar, o primeiro de sua carreira.
“Ele está iluminado. Fruto do trabalho dele. Está vindo a muito tempo numa crescente, está mais maduro. Não à toa que chegou à Seleção, não à toa que tem muitos times querendo levar” (Maicon)
Se vai levar a aposta ou não, isso ainda é incerto. Mas a plasticidade do gol rendeu elogios do técnico gremista. Em sua entrevista após a partida, Renato exaltou o atual momento do Cebolinha e ainda projetou muita evolução na carreira do jogador.
– O Everton não é por nada que está na Seleção. Está lá merecidamente. Tem nos ajudado bastante, tem se destacado em todos os sentidos na nossa equipe. Prêmio maior dele foi o reconhecimento do Tite. Tenho certeza qe vai continuar dando alegrias à nossa torcida e à torcida brasileira. É jogador que vive grande momento, com futuro pela frente. Tem 22 anos – destacou.
Everton está desde 2014 no time profissional do Grêmio. Foi decisivo em alguns momentos, mas em 2018 vive uma fase “iluminada”, como o próprio descreve. O atacante tricolor chegou a receber conselhos do capitão Maicon para melhorar seu desempenho. Após a partida deste sábado, o volante relatou o que falava para o jovem companheiro.
– Tem que acreditar mais na capacidade dele, de que é diferente, que pode resolver jogos. Sempre cobrava dele para ter mais ambição no que fazia, ele tinha todo aquele potencial. Esse ano ele veio com o pensamento que seria o ano dele, e está sendo – constatou o capitão.
Com 17 gols marcados na temporada, Everton dispara como artilheiro da equipe em 2018. Apenas no Brasileirão, o jovem garantiu 13 pontos ao Grêmio com seus gols ao ser decisivo em pelo menos cinco jogos (confira a lista de partidas abaixo).
Os gols decisivos de Everton no Brasileirão
- Grêmio 1×0 América-MG (10/06)
- Grêmio 2×1 São Paulo (26/07)
- Corinthians 0x1 Grêmio (18/08)
- Grêmio 1×1 Cruzeiro (22/8)
- Fluminense 0x1 Grêmio (29/09)
Com o atual momento do goleador tricolor na temporada e presente nas duas últimas convocações da Seleção, o atacante já está no radar de gigantes europeus. Alberto Guerra, diretor de futebol do Grêmio, confessa que não consegue quantificar o valor de mercado do camisa 11, mas reconhece sua grande valorização na atual temporada.
– Não conseguimos imaginar o valor que ele tem. É inestimavel. Sabemos que o atacante é muito valorizado. Pelas características dele, não vemos muitos no mercado. É rápido, hábil, goleador. Prefiro pensar no valor dele dentro do Grêmio, tem muito a conquistar dentro do Grêmio. Fase esplendorosa – afirmou o dirigente.