
Campeão após sete anos de jejum, o Grêmio colocou seis jogadores entre os 11 melhores do Gauchão de 2018 durante premiação na festa dos melhores da competição, ocorrida na noite desta segunda-feira, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O ponto alto do evento foi a entrega da taça ao Tricolor e o anúncio de Everton como craque do campeonato. O atacante, porém, não esteve presente na cerimônia.
Além do Grêmio, representantes do Brasil e do São José estiveram presentes para receber seus respectivos troféus: vice-campeão estadual e campeão do Interior.
Quem não precisou de votação para garantir premiação é o centroavante Michel, que fez oito gols pelo São Luiz e terminou como artilheiro, garantindo a chuteira de ouro do Gauchão. É a segunda vez que o jogador, que atuará no Brasil de Pelotas no segundo semestre, termina como goleador do campeonato – a primeira foi em 2015.
Além de Everton, que entrou como um dos atacantes, o Grêmio teve outros cinco atletas na seleção do campeonato: o goleiro Marcelo Grohe, os zagueiros Geromel e Kannemann, o volante Arthur e o meia Luan. Para completar a festa tricolor, Renato Gaúcho ganhou o prêmio de melhor técnico e o executivo André Zanotta venceu como dirigente.
Do vice-campeão Brasil, o volante Leandro Leite ficou com um dos prêmios. O Inter foi agraciado com o lateral-esquerdo Iago, também escolhido como revelação do campeonato, e o meia D’Alessandro. O lateral-direito Itaqui, do Avenida e o centroavante Michel, do São Luiz, completam a seleção. Leandro Vuaden sagrou-se vencedor entre os árbitros, e Lúcio Beiersdorf Flor, entre os assistentes.
O presidente do Grêmio Romildo Bolzan Júnior representou Portaluppi e recebeu o troféu do melhor treinador. Em seguida, prestou uma homenagem à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pelos 100 anos, com a entrega de uma placa e camisetas do clube.
– Estamos muito honrados em ser campeões gaúchos no centenário da Federação Gaúcha de Futebol. Um campeonato que é uma cultura de mobilização daquelas pessoas que fazem o futebol tão abnegado no interior do Rio Grande do Sul – disse Romildo.
O vice-presidente de Marketing e Mídia do Inter, Otávio Rojas, subiu ao palco para representar o presidente Marcelo Medeiros e também entregar uma placa ao mandatário da FGF, Francisco Novelletto. Parabenizou o Grêmio pelo título, mas lembrou a hegemonia colorada.
– Primeiramente, cumprimentar o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense pelo título e lembrar que o Internacional continua com a hegemonia de 45 títulos (o Grêmio chegou ao 37º). Uma pequena homenagem do Sport Club Internacional à Federação Gaúcha de Futebol pelos 100 anos – afirmou Rojas.
Por fim, Novelletto tomou a palavra para citar dados da federação. Entre eles, declarou que a entidade emprega cerca de 4 mil pessoas direta e indiretamente com as competições que comanda. Também destacou o privilégio estar à frente da FGF no ano do centenário e anunciou que deixa o posto em 2018.
– Quis o destino fazer parte do centenário desta entidade. É um dos maiores orgulhos deste Estado, com certeza. É uma grande bandeira por tudo que nesses 100 anos aconteceu no Rio Grande do Sul. Foi um grande campeonato, em alto nível, que talvez não tenha se repetido antes – ressaltou Novelletto.
Confira a listados melhores do Gauchão (vencedores em negrito):
- Goleiro: Marcelo Grohe (Grêmio), Marcelo Pitol (Brasil) e Reynaldo (Veranópolis)
- Lateral-direito: Felipe Mattioni (Veranópolis), Itaqui (Avenida) e Léo Moura (Grêmio)
- Zagueiro 1: Geromel (Grêmio), Ricardo Talheimer (São Luiz) e Everton Alemão (São José)
- Zagueiro 2: Kannemann (Grêmio), Cuesta (Inter) e Léo D’Agostini (Veranópolis)
- Lateral-esquerdo: Bruno Cortez (Grêmio), Dudu Mandai (São José) e Iago (Inter)
- Volante 1: Arthur (Grêmio), Rudiero (São Luiz) e Rafael Gava (Caxias)
- Volante 2: Maicon (Grêmio), Leandro Leite (Brasil) e Rodrigo Dourado (Inter)
- Meia 1: Mikael (São Luiz), D’Alessandro (Inter) e Toty (Brasil)
- Meia 2: Luan (Grêmio), Nicolas (Caxias) e Alexandre (Avenida)
- Atacante 1: Everton (Grêmio), Calyson (Brasil) e Kelvin (São José)
- Atacante 2: Alisson Farias (Brasil), Nico López (Inter) e Michel (São Luiz).
- Técnico: Renato Portaluppi (Grêmio), Clemer (Brasil) e Fabiano Daitx (Avenida)
- Revelação: Iago (Inter), Kelvin (São José) e Everton Alemão (São José)
- Craque: Luan (Grêmio), Everton (Grêmio) e Ricardo Talheimer (São Luiz)
- Dirigente: Luciano Oliveira (São José), Vinícius Sinott (Brasil) e André Zanotta (Grêmio)
- Melhor árbitro: Anderson Daronco, Leandro Vuaden e Jean Pierre Lima
- Melhor assistente: Lúcio Flor, Leirson Martins e José Calza