Vice-lanterna do Brasileirão, o Grêmio volta a jogar pela Copa do Brasil nesta semana. O Tricolor abre a disputa das oitavas de final nesta terça-feira contra o Vitória, em Salvador, com um dilema pela frente. Foca na disputa do único título ainda possível na temporada ou destina todos os esforços para fugir da zona de rebaixamento?

Há pouco mais de quatro meses, o Tricolor disputava mais uma final da Copa do Brasil contra o Palmeiras e reforçava um histórico recente de sucesso na competição de mata-mata. Mas hoje a realidade é diferente. O Tricolor é o 19º no Brasileiro, com apenas 7 pontos, e viu sua situação se complicar ainda mais após só empatar com o América-MG no último sábado, na Arena.

A campanha ruim pode provocar uma inversão de prioridades rara no clube nos últimos anos. Se antes o Grêmio muitas vezes deixou o Brasileirão de lado para priorizar a Copa do Brasil, agora não faltam gremistas nas redes sociais que pedem para o clube abrir mão do mata-mata para eliminar o quanto antes os riscos de rebaixamento.

Por outro lado, há quem veja a Copa do Brasil como uma boa possibilidade de recuperação e quem sabe a salvação da temporada. Os principais motivos para isso são o histórico de Felipão em mata-matas e o próprio retrospecto recente do Grêmio no torneio. Nos últimos cinco anos, o Tricolor foi a duas finais, faturou um título e só parou antes das semifinais uma única vez.

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Questionado sobre o planejamento do clube na Copa do Brasil após o jogo de sábado, Luiz Felipe Scolari deu uma resposta curta e indicou que deve escalar time titular, mas deixou claro que jogadores com algum problema físico podem ser preservados.

– Quem estiver em melhores condições para iniciar a partida contra o Vitória. Amanhã (domingo) faremos todos os testes possíveis e examinar. Quem não estiver em boas condições, não vai viajar. Não é alternativa, apenas o cuidado que precisamos ter, porque sábado teremos outro jogo – disse o treinador.

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil nos últimos cinco anos:

  • 2016: campeão
  • 2017: semifinal
  • 2018: quartas de final
  • 2019: semifinal
  • 2020: vice-campeão

O elenco do Grêmio realiza o último treino em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira e embarca no turno da tarde para Salvador. A boa notícia é que Kannemann retorna ao time e deve formar a dupla de zaga com Ruan ou Paulo Miranda.

Porto outro lado, Felipão não deve contar com o goleador gremista na temporada. Diego Souza sentiu problema muscular na coxa direita e precisou ser substituído com apenas cinco minutos de jogo contra o América-MG. Outro que preocupa é Douglas Costa. O camisa 10 terminou a partida com dores na coxa e também é dúvida.

A provável escalação do Grêmio tem: Gabriel Chapecó; Vanderson, Paulo Miranda (Ruan), Kannemann e Guilherme Guedes; Fernando Henrique, Victor Bobsin, Jean Pyerre, Alisson e Léo Pereira; Ricardinho.

O confronto contra o Vitória ocorre às 21h30 de terça-feira. Após a partida, a equipe gaúcha viaja direto para Atibaia, no interior de São Paulo, onde fará sua preparação para a partida contra o Bragantino, no sábado, pela 14ª rodada do Brasileirão.



Veja também