Entenda o regulamento que define as Oitavas da Libertadores

Tricolor ficou com segundo lugar do Grupo 6 mas precisa pontuar na última rodada para escapar de 'pedreiras'

14 de abril de 2016 - Às 12:15

O Grêmio já está classificado para as Oitavas de final, mas como segundo colocado, o que pode lhe causar maiores ‘problemas’ na sequência da competição. Mas, o Tricolor precisa pontuar diante do Toluca para ficar com uma boa pontuação e escapar de adversários mais fortes. Veja abaixo como é o regulamento para definição das oitavas de final:

Para que sejam definidos os duelos das oitavas de final, serão criados dois grupos. De um lado os primeiros colocados e do outro os segundos. Eles serão ordenados de acordo com o aproveitamento na primeira fase, definidos pelos critérios acima. O melhor entre os primeiros colocados pega o pior entre os segundos enquanto o pior primeiro pega o melhor segundo e assim por diante.

Ou seja: 1º vs. 16º, 2º vs. 15º, 3º vs. 14º, 4º vs. 13º, 5º vs. 12º, 6º vs. 11º, 7º vs. 10º e 8º vs. 9º

Esta classificação geral vai definir os mandantes dos jogos de volta até o final da competição. Quem tiver sido melhor na primeira fase sempre decidirá em casa. Sempre os primeiros colocados terão vantagem sobre os segundos.

Se dois clubes do mesmo país chegarem à semifinal eles necessariamente devem se enfrentar para evitar uma final local, o que só acontecerá se três ou quatro clubes da mesma confederação chegarem a esta fase.

Na final, o gol marcado fora de casa não vale como critério de desempate. Se ao final dos 180 minutos houver empate, será jogada uma prorrogação e, caso necessário, disputa por pênaltis.

O jogo final necessariamente será no continente sul-americano. Portanto, se um mexicano chegar à decisão, mandará a partida de ida em casa.



Veja também