Todo o planejamento do ano do Grêmio está debruçado nos dois jogos com o Independiente Del Valle, pela terceira fase da Libertadores. O primeiro deles às 19h15 desta sexta-feira, no Defensores del Chaco, no Paraguai.

Além da tensão natural de uma decisão, o elenco começa a disputar uma vaga na fase de grupos depois de uma semana que parecia não ter fim.

São muitos pontos a gerar distração ao elenco. Companheiros com Covid-19, os poucos treinos, a mudança de sede… Mas a comissão técnica tem agido com conversas para deixar os jogadores focados no duelo com os equatorianos.

Houve duas reuniões com o CEO Carlos Amodeo, uma no Paraguai e uma no Equador, para passar tranquilidade e confiança ao elenco.

Reunião com grupo do Grêmio para tranquiliza ambiente — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Reunião com grupo do Grêmio para tranquiliza ambiente — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em isolamento com Covid-19, técnico Renato Portaluppi também está integrado a tudo que acontece no Paraguai. Durante a partida, deve manter linha direta com o auxiliar Alexandre Mendes por meio do coordenador técnico Marcelo Oliveira.

— Professor Alexandre está sempre em contato com o Renato, nos passando orientações. Apesar do professor não estar aqui, o Alexandre fala por ele. Estão passando tranquilidade e muita confiança para a gente encarar esse jogo — resumiu o zagueiro Ruan.

Acho que psicologicamente estamos bem. Não temos as lideranças aqui, mas cada um tem a sua em campo, todo mundo muito preparado.— Ruan, zagueiro do Grêmio

Desde a saída de Porto Alegre, na manhã de segunda-feira, o Grêmio fez apenas um treinamento no gramado, o desta quinta, véspera do jogo. Também perdeu quatro jogadores que estavam no grupo: Vanderson e Paulo Victor, confirmados com Covid-19; e Victor Ferraz e Emanuel, com sintomas da doença.

Outros três atletas chegaram do Brasil: o lateral-direito Felipe, que pode até ser titular, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes e o atacante Luiz Fernando. Essas mudanças agitaram os bastidores, até porque houve outra viagem, do Equador para o Paraguai, após a alteração feita pela Conmebol.

Após os testes positivos de coronavírus, o governo equatoriano vetou a partida na quarta-feira, em Quito. A Conmebol transferiu o jogo para o Paraguai e reagendou-o para esta noite. Contando uma escala na Bolívia antes de chegar ao Equador, o Grêmio esteve em três países diferentes entre segunda e quinta, além do Brasil.

— Acredito que são coisas que acontecem, ainda mais no momento mundial pelo qual passamos. Adversidades sempre teremos, temos que lidar com isso — destaca Ruan.

O Tricolor encara o Del Valle nesta sexta, em Assunção, e na próxima quarta, em Porto Alegre. O sorteio dos grupos da Libertadores já ocorre no início desta tarde e deixará desenhado o caminho dos dois clubes a partir da segunda quinzena de abril.

Independiente del Valle e Grêmio entram em campo às 19h15 desta sexta-feira no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. É a primeira partida da terceira fase da Libertadores.

INDEPENDIENTE DEL VALLE X GRÊMIO – LIBERTADORES – 3ª FASE (IDA)

  • Local: Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
  • Data e hora: sexta-feira (09/04), às 19h15
  • Provável Independiente del Valle: Moisés Ramírez; José Hurtado, Richard Schunke, Willian Pacho e Beder Caicedo; Cristian Pellerano; Lorenzo Faravelli e Pedro Vite; Jacob Murillo, Brian Montenegro e Cristian Ortiz.
  • Quem está fora: Stiven Plaza (lesionado).
  • Provável Grêmio: Brenno; Felipe (David Braz), Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Darlan) e Matheus Henrique; Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza
  • Quem está fora: Geromel, Jean Pyerre e Diego Churín (se recuperam de lesões); Kannemann e Pepê (se recuperam fisicamente); Maicon (dores musculares); Paulo Victor e Vanderson (positivo para Covid-19); Victor Ferraz e Emanuel (sintomas, mas negativos para Covid-19); Rafinha e Thiago Santos (não estão inscritos nessa fase).
  • Arbitragem: Nestor Pitana apita a partida, auxiliado por Gabriel Chade e Maximiliano Del Yesso (trio argentino).


Veja também