Foto: João Victor Teixeira/ge.globo

Ídolo da torcida e líder do elenco, o zagueiro Walter Kannemann ainda se recupera de lesão no quadril e tem futuro indefinido no Grêmio. Com vínculo somente até dezembro de 2022, o defensor deve debater sua situação contratual apenas ao final do ano. Em contato com GZH, o agente do atleta, Martin Weinbuch, disse que não tem pressa para definir a questão.

— A prioridade do Kannemann é voltar a jogar. Ele está muito feliz no Grêmio, mas hoje está focado, acima de tudo, em voltar a jogar. Depois, vamos ver como estará a situação e o que o Grêmio quer. Mas o Kannemann está focado na sua volta (aos gramados) — disse Weinbuch.

Questionado sobre o tema após a vitória contra o CRB, o presidente Romildo Bolzan disse que a renovação de Kannemann só será debatida ao final do ano, após a definição do cenário político do clube, uma vez que o mandato da atual gestão vai até dezembro de 2022.

— Não estamos tratando com ninguém sobre renovações de contratos. O mandato desta gestão termina no final do ano e, portanto, tudo que for feito terá de passar por uma situação de avaliação política e tem de esperar este quadro ficar muito mais claro — declarou Romildo.

Conforme apurado por GZH, a direção vê Kannemann como um jogador importante do ponto de vista técnico, além de uma liderança positiva do elenco. Porém, duas situações inspiram cautela antes de se definir por uma prorrogação de contrato.

Uma delas é a complexa lesão no quadril sofrida pelo argentino. O atleta foi submetido a cirurgia em região delicada e o clube pretende aguardar para ver como estará a condição física do defensor no seu retorno aos gramados. Desta forma, nenhuma medida precipitada sobre o tema será tomada.

Além disso, Kannemann tem um dos salários mais altos do elenco, por conta de contrato feito em 2018, quando o Grêmio passava por situação de maior prosperidade econômica. Hoje, em função da queda de receitas ocorrida após o rebaixamento para a Série B, o clube não tem condições de arcar com o salário do atleta por muito mais tempo.

Desta forma, ao final do ano, é provável que o clube proponha renegociação salarial com o jogador. Ainda assim, pelo impacto que eventual renovação teria nos cofres, o assunto deve ser definido apenas em dezembro pela nova gestão que será eleita em novembro.

Recuperado clinicamente da cirurgia no quadril, Kannemann realiza trabalhos físicos e deve voltar aos gramados em aproximadamente duas semanas. A estimativa é de que o argentino fique à disposição para o jogo contra o Criciúma, em dia 19 de maio, na Arena.



Veja também