A segunda-feira reservou fortes emoções para um coração recém operado, mas que mostrou estar em dia. O técnico Renato Gaúcho ganhou a estátua no Grêmio, chorou no discurso, abraçou a torcida e foi conceder entrevista coletiva.

Na sala de conferências da Arena, foi às lágrimas novamente ao lembrar dos pais, elevou a estátua como maior título da carreira e foi presenteado com um medalhão e uma miniatura da obra.

A moeda está na base da estátua e é uma homenagem ao Renato “atual”, como treinador campeão da América, oferecida pelos artistas Theo Felizzola, Jamil Fraga e Iouri Petrov, responsáveis pela obra.

A miniatura do monumento será comercializada pelo Grêmio para os torcedores e foi entregue ao homenageado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior e o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Bierdemann.

Autor dos dois gols do título mundial do Grêmio em 1983, Renato colocou a estátua como seu maior feito na carreira. Todas as taças conquistadas não se comparam a ser eternizado na corrida tresloucada do dia 11 de dezembro daquele ano, segundo ele.

– Meu coração que está falando. Não tem na profissão dia mais importante que esse. Conquistei inúmeros títulos como jogador e treinador neste clube, mas sem dúvida o maior título que tive foi hoje, ser homenageado desta forma pelo clube, com uma estátua maravilhosa, linda, sendo eternizado. Esse título realmente é inesquecível. Fala por si próprio – resumiu Renato.

Renato ganha do artista Theo Felizzola o medalhão que também está na estátua — Foto: Eduardo Moura

O treinador foi às lágrimas outra vez ao ser perguntado sobre o recado que daria para ele próprio em sua infância, quando sonhava em ser um jogador de futebol. Lembrou dos pais, seu Francisco e dona Maria, já falecidos, e chorou, como já havia feito em seu discurso antes da revelação da obra na esplanada da Arena. E deu um recado aos jovens do Brasil.

– Quando eu corri atrás das coisas que eu corri, era para ajudar minha família. E consegui. Mas com trabalho, nada caiu do céu. Os filhos que têm seus sonhos, corram atrás, deem orgulho aos pais. É o conselho que dou. Queria meus pais aqui mais do que nunca, mas sei que estão me aplaudindo. Não tenho vergonha de chorar, sou muito orgulhoso e agradecido aos meus pais – emocionou-se Renato.

A estátua do maior ídolo gremista está elevada a mais de quatro metros de altura e pesa mais de 300 quilos. Ficará na esplanada da Arena para eternizar o amor recíproco entre Grêmio e Renato.



Veja também