Confirmadas as datas das quartas de final da Libertadores contra o Santos, quase imediatamente a diretoria do Grêmio entrou em contato com a CBF. Com dezembro cheio de decisões, o clube gaúcho trata com entidade algumas situações do calendário para ter duelos “justos” com os rivais.

O mês começou com a classificação sobre o Guaraní, na última quinta. Entre o primeiro jogo de dezembro e o último são 28 dias e nove partidas no período. A partir desse domingo, contra o Vasco, pelo Brasileirão, o Grêmio continua a maratona que é 2020.

— O presidente é nosso interlocutor e vai conduzir a defesa dos interesses do Gremio. Vai tentar que a gente melhore as condições do calendário , que seja mais justo para todos. Uma coisa é jogarmos domingo à noite em Recife tendo jogo quarta em Porto Alegre. Se o jogo puder ser antecipado para o sábado ou mais cedo, nos dá mais tempo — comentou o vice de futebol Paulo Luz ao ge.

Veja o calendário do Grêmio em dezembro

  • 03/12 – Grêmio 2×0 Guaraní – Oitavas da Libertadores
  • 06/12 – Grêmio x Vasco 24ª rodada – Brasileirão
  • 09/12 – Grêmio x Santos – quartas da Libertadores
  • 12/12 – Goiás x Grêmio – 25ª rodada – Brasileirão
  • 16/12 – Santos x Grêmio – quartas da Libertadores
  • 20/12 – Sport x Grêmio – 26ª rodada do Brasileirão
  • 23/12 – Grêmio x São Paulo – semi da Copa do Brasil
  • 27/12 – Grêmio x Atlético-GO – 27ª rodada – Brasileirão
  • 30/12 – São Paulo x Grêmio – semi da Copa do Brasil
Jogadores do Grêmio após vitória na Libertadores — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jogadores do Grêmio após vitória na Libertadores — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Essa série de jogos tem alguns poréns pontuados pelo Grêmio com a CBF. O primeiro era o jogo com o Goiás, marcado para segunda, dia 14, com o duelo com o Santos confirmado no dia 16. Mas essa partida já foi confirmada para o dia 12, sábado.

A outra reclamação gremista diz respeito aos jogos com o São Paulo. No mesmo dia do segundo jogo das quartas de final da Libertadores, o São Paulo encara o Atlético-MG pelo Brasileirão em jogo da 26ª rodada. Os gaúchos só entram em campo pela mesma rodada quatro dias depois.

— O Grêmio está invicto há 15 jogos por causa do grupo. Todos têm sua importância, independente de A, B ou C. Todos se entregam, querem, buscam as partes tática e técnico — comentou Renato sobre estar em três competições.

Além disso, o jogo com o Sport está marcado para domingo às 20h30. O Grêmio pede para que pelo menos o horário seja modificado, para que possa retornar de Recife no domingo mesmo e começar a preparação para a Copa do Brasil.

E dentro dos posicionamentos gremistas também está antcipar o jogo com o Atlético-GO pelo menos no horário para melhorar a recuperação fisica do time antes da partida decisiva com o Sâo Paulo.

A CBF também confirmou para o dia 27 de janeiro o duelo com o Flamengo válido pela 23ª rodada, modificado por conflito de datas com os jogos da Libertadores. A partida ocorre às 19h de uma quarta-feira.

O Grêmio treinará na manhã deste sábado no CT Luiz Carvalho. Jean Pyerre não teve lesão detectada e será relacionado, mas deve ficar no banco contra o Vasco, na Arena. Kannemann treinou normalmente, mas volta apenas contra o Santos.



Veja também