
O Grêmio entrou em campo na noite deste domingo pela primeira rodada do returno do Brasileirão 2017 e acabou derrotado pelo Botafogo pelo placar de 1 a 0, jogando no Engenhão. Priorizando a Copa do Brasil, ambas as equipes entraram em campo com time reserva.
O Tricolor teve a chance do empate com Marcelo Oliveira em cobrança de pênalti, mas acabou perdendo. O Grêmio segue em 2º, com 39 pontos.
Escalação inicial: Paulo Victor; Leonardo, Bressan, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Jailson, Kaio, Lincoln e Fernandinho; Everton e Batista
PRIMEIRO TEMPO
O time do Botafogo iniciou muito melhor a partida, e abriu o placar logo no início em jogada rápida aos 6 minutos com Leandrinho, que bateu na saída de Paulo Victor. O time da casa seguiu melhor no jogo, o Grêmio não conseguia jogar.
O Grêmio só começou a melhorar após a metade do primeiro tempo. Aos 21, teve grande chance, mas a zaga do Botafogo salvou em cima da linha. Aos 28, em contra-ataque, Everton bateu, a bola desviou e por muito pouco não entrou.
O Tricolor teve uma chance de ouro para empatar. Aos 46, Marcelo Oliveira bateu pênalti muito mal e o goleiro Gatito defendeu. O Grêmio terminou melhor a primeira etapa, mas acabou não conseguindo o gol de empate.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Grêmio partiu para cima do Botafogo, mas abriu espaços e aos 13 minutos Paulo Victor teve que intervir. Aos 18, após cruzamento na área, a bola sobrou, Batista desviou mas a defesa do time carioca salvou em cima da linha, mais uma vez. No minuto seguinte, o goleiro gremista teve que salvar após jogada individual de Arnaldo.
Apesar de ser mais ofensivo, o Grêmio não conseguia criar oportunidades para empatar o jogo, e como consequência, ainda sofreu grandes perigos em contra-ataques do time do Botafogo.
Assim, a partida se encaminhou ao final e o time reserva do Grêmio não conseguiu reagir.