Em busca de uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2021, o Grêmio faz um confronto direto contra o São Paulo neste domingo, na Arena, pela 36ª rodada do Brasileirão. Mas de olho também em outro adversário na disputa: o Fluminense. O Tricolor precisa torcer por tropeços do time carioca para ficar com a vaga via nacional.

O time de Renato Gaúcho tem dois caminhos para a fase de grupos da Libertadores. O primeiro é vencer a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. E o segundo é terminar pelo menos em quinto lugar no Brasileirão. Isso porque o Palmeiras é o atual campeão da Libertadores e caso conquiste também a Copa do Brasil transforma o G-4 em G-5.

É aí que entra a obrigação de secar o Fluminense. O time carioca é o atual quinto colocado, com 57 pontos, um a mais do que o Tricolor, em sexto. Mas tem mais vitórias (16 contra 13) e ficaria à frente do Grêmio nesse critério caso as duas equipes terminem a competição com a mesma pontuação.

Esse cenário obriga o time de Renato Portaluppi a fazer pelo menos dois pontos a mais do que o tricolor carioca nas três rodadas restantes. É o que o atesta o professor Gilcione Nonato Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Departamento de Matemática da universidade calcula as chances dos times no Brasileirão após cada rodada.

– São milhões de simulações. Ao final dessas, o Grêmio ficou no G-5 em 26,7% delas. O número baixo se dá pelo grande número de empates. Se o Fluminense fizer sete pontos, o Grêmio precisa vencer os três jogos, terminando com 65 pontos. Com 64, a projeção para garantir G-5 é de 99,5% e nesse caso o Grêmio tem que ter cuidado, já que tem poucas vitórias em relação aos de cima – diz o matemático.

Ou seja, o Grêmio terá que torcer por pelo menos um tropeço do Fluminense nas três rodadas restantes do Brasileirão. Por exemplo: se vencer São Paulo, Athletico-PR e Bragantino, torcerá para o rival carioca empatar ou perder para ao menos um desses três adversários restantes: Ceará, Santos ou Fortaleza.

Botafogo x Grêmio Brasileirão Nilton Santos gol Jean Pyerre — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Botafogo x Grêmio Brasileirão Nilton Santos gol Jean Pyerre — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O time de Renato Portaluppi, claro, pode não depender do Fluminense, desde que ultrapasse o próprio São Paulo, outro rival direto na disputa. O tricolor paulista é o atual quarto colocado, com 59 pontos e um jogo a menos. Mas para isso precisa fazer sua parte no jogo deste domingo.

– Claro que queríamos disputar o título, mas não temos mais chances. A gente tem os objetivos, deixar o Grêmio na Libertadores, ficar entre os quatro primeiros colocados. Tem São Paulo, Athletico, Bragantino, são nove pontos dificílimos, mas vamos em busca – garante o volante Matheus Henrique.

GRÊMIO X SÃO PAULO – BRASILEIRÃO – 36ª RODADA

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
  • Data e hora: domingo (14/02), às 20h30 (de Brasília).
  • Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Paulo Miranda (David Braz) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
  • Quem está fora: Geromel e Leonardo Gomes (lesionados).
  • Pendurados: Alisson, Cortez, David Braz, Diogo Barbosa, Luiz Fernando, Geromel e Robinho.
  • Provável São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê e Hernanes; Luciano e Gonzalo Carneiro (Vitor Bueno).
    Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior apita, auxiliado por Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer. O árbitro de vídeo é Adriano Milczvski. Todos do PR.
  • Transmissão: Sportv e do Premiere transmitem ao vivo, com narração de Everaldo Marques e comentários de Caio Ribeiro e Ana Thaís Matos.


Veja também