O retorno de Renato Portaluppi, no dia 5 de setembro, causou inúmeras mudanças no Grêmio, mas não só dentro de campo. A volta do ídolo causou impacto na comunicação do clube e na venda de produtos.

O Tricolor registrou aumento na adesão de sócios e nas interações nas redes sociais e também recorde de vendas na loja em um único dia no ano.

A vitória diante do Vasco por 2 a 1, na Arena, no último domingo, marcou a reestreia do ídolo gremista na beira do campo. Neste mesmo dia, a GrêmioMania do estádio teve o maior volume de vendas em loja física em um único dia durante todo 2022.

Camisa do Grêmio com o patch do jogo da reestreia de Renato — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Camisa do Grêmio com o patch do jogo da reestreia de Renato — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

O Grêmio tem uma série de ações para cada jogo em casa chamada “Alentaço”. Para esta partida, o patch na camisa dessa ação foi alusiva ao retorno de Renato e conexão com a torcida. No desenho, a frase: “outra vez nós dois”, estampada na camisa, copos e outros produtos vendidos na loja do clube.

A volta dele (Renato) ajudou a venda em loja, sócios e conexão com o torcedor dentro do estádio, que é muito importante.

— Beto Carvalho, executivo de marketing do Grêmio

A contratação do técnico rendeu também um crescimento no número de adesões ao quadro social. Em nove dias, desde a sua chegada em Porto Alegre, foram cerca de 1.200 novos sócios. Nos mesmos nove dias anteriores à volta do ídolo, foram cerca de 300 novos associados.

Além disso, a notícia do retorno de Renato Portaluppi causou também um alvoroço nas redes sociais. O ge entrou em contato com o executivo de marketing do Tricolor, Beto Carvalho, que apontou um aumento de 50% nas interações nos perfis oficiais das redes sociais do clube.

Renato cumprimenta torcida após vitória diante do Vasco da Gama — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Renato cumprimenta torcida após vitória diante do Vasco da Gama — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Na quarta-feira, foi lançado o terceiro uniforme do Grêmio, na cor azul celeste, em homenagem ao Uruguai, em uma campanha da fornecedora esportiva em alusão à Copa do Mundo de 2022. Segundo Beto Carvalho, a venda da nova camisa está “espetacular”.

Nesta quinta-feira, o clube também lançou uma nova modalidade de associação, específica para torcedores entre 12 e 17 anos, o “Sócio Juvenil”, que terá desconto a partir de 50% no valor. O custo da mensalidade é de R$15.

Essas mudanças ilustram bem o “efeito Renato” também fora das quatro linhas. A figura do treinador mudou o estado anímico do time, que na sua reestreia conquistou a primeira vitória de virada do ano. Porém, o ídolo traz também benefícios financeiros ao clube com esses consequências positivas no marketing e vendas de produtos.



Veja também