O Grêmio retoma as atividades do time profissional na tarde desta segunda-feira no CT Luiz Carvalho e dá o pontapé inicial oficialmente ao ano da Série B. A reapresentação dos jogadores contará com as caras novas contratadas, quase um time inteiro de saídas e o assunto latente por resolver: Douglas Costa.

A logística prevê testes de Covid-19 nos jogadores no primeiro momento no CT gremista. Alguns clubes no Brasil, como Santos e Palmeiras, encaram surtos da doença no elenco a partir da atual onda de aumento de casos no país.

Quem se apresenta

O grupo gremista terá cinco novas caras em relação a 2021. O zagueiro Bruno Alves, o lateral-direito Orejuela, o lateral-esquerdo Nicolas, o meia Benítez e o atacante Janderson se integram ao clube a partir desta segunda-feira.

Além deles, o clube também acertou a permanência de Diego Souza, que havia sido liberado inicialmente pelo Tricolor, mas foi procurado e “recontratado”.

Orejuela volta a vestir a camisa do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Orejuela volta a vestir a camisa do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

São pelo menos 23 atletas na reapresentação nesta segunda-feira à tarde. Alguns nomes que treinam com a equipe de transição para o Campeonato Gaúcho também devem ser integrados a este grupo para o restante da temporada, como Elias, Pedro Lucas e Felipe, por exemplo.

Douglas Costa: assunto a resolver

O grande assunto do Grêmio, no entanto, segue sendo Douglas Costa. O atacante deve ter uma conversa com a diretoria a partir da volta das atividades, nesta segunda-feira, para tratar do seu futuro. O Los Angeles Galaxy aparece como interessado no atacante.

O Tricolor também tratará sobre acerto financeiro em pagamentos de luvas e outros valores previstos em contrato, em caso de permanência, e do polêmico casamento, agendado para o dia 19. Tudo isso será melhor debatido cara a cara em uma reunião do presidente Romildo Bolzan com jogador.

Conforme apurou o ge, o Grêmio precisa pagar R$ 2,5 milhões a Douglas Costa em fevereiro. O valor de luvas chega a R$ 8 milhões em 2022. Algo inviável para o Tricolor depois do rebaixamento para a Série B.

O atacante, desde o fim da temporada passada, segue como pauta mais latente no contexto gremista. A ponto do responsável do departamento de futebol, Denis Abrahão, e do executivo Diego Cerri não tocarem no tema. Só Bolzan trata do assunto.

Quem saiu

No outro balcão, foram nove saídas acertadas, a última delas o empréstimo de Everton para o Cuiabá. Completam a lista Rafinha, Vanderson, Ruan, Cortez, Jean Pyerre, Isaque, Borja e Alisson.

Os próximos nomes a integrar esta lista devem ser o volante Darlan e o zagueiro Paulo Miranda. O primeiro deve ser reforço do Juventude, enquanto o zagueiro também tem o clube de Caxias do Sul com possibilidade, embora não haja acerto ainda.

O grupo do Grêmio que retorna aos treinos:

  • Goleiros: Brenno e Gabriel Grando
  • Laterais: Diogo Barbosa, Nicolas, Orejuela e Leo Gomes
  • Zagueiros: Geromel, Bruno Alves, Rodrigues e Kannemann (em recuperação)
  • Volantes: Thiago Santos, Lucas Silva, Villasanti, Fernando Henrique, Sarará, Bobsin
  • Meias: Campaz, Benítez, Jhonata Robert
  • Atacantes: Douglas Costa, Ferreira, Diego Souza, Churín
  • Ainda com futuro indefinido: Paulo Miranda e Darlan


Veja também