Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A julgar pelos últimos dois treinos, o Rei da América estará no clássico Gre-Nal. A dúvida ficará para os minutos que antecedem o jogo deste domingo, 17h, no Beira-Rio, claro. Mas a (incerta) presença de Luan causa mudanças profundas em caso de titularidade após o edema na coxa direita desaparecer. Desde uma possível saída de Jailson até a ida de Jael para o banco.

A qualidade que Luan carrega e o que ele entrega para o time não precisam ser escritos. Desde 2015, o camisa 7 tem mostrado sua faceta decisiva com a camisa do Grêmio. Ano passado, foi escolhido o melhor jogador do continente e foi fundamental na campanha do Tri da América, com protagonismo na final. A falta de sua qualidade técnica foi sentida nos últimos dois jogos, quando o meio-campo ofensivo gremista demorou a funcionar. Com Luan no meio-campo, o time ganha um pensador.

– Tenho 26 jogadores, não vou escorregar em casca de banana. Estão concentrados, qualquer um pode jogar. Se te explicar como está o Luan, vou estar tirando ou confirmando ele do jogo. Vou jogar de volta esta casca de banana – riu Renato, sem confirmar a presença do camisa 7 no clássico.

São três opções principais se Renato optar pelo retorno do seu principal atacante:

Entra Luan, sai Jael

Na primeira hipótese, Luan volta na vaga do centroavante Jael, em um modelo utilizado por Renato até o jogo com o Juventude, dia 4 de março. Portanto, uma troca recente – e já sem Luan, fora dos últimos dois compromissos justamente pelo problema muscular. A estrutura de equipe se mantém a mesma. Luan e Cícero formam neste cenário uma dupla de atacantes e alternam no posicionamento mais adiantado do time.

Embora tenha sido campeão da Recopa com este modelo, o Grêmio passou a render melhor nas partidas a partir das mudanças de Renato. Geralmente a primeira delas era a entrada de Jael no time, com a saída ou do lateral-direito Madson, ou de Jailson.

Sem Jael, Luan alterna com Cícero como jogador mais avançado (Foto: Reprodução)
Entra Luan, sai Cícero

Na segunda, Renato pode refazer o esquema campeão da América, com Luan fixo como um “camisa 10”, atrás do centroavante, no caso Jael. O grande porém desta formação é uma constante mostrada até o momento na temporada pelo treinador: jogador de sua confiança, Cícero permanece no time titular praticamente todo o ano. Acostumado a prezar pela lealdade aos seus jogadores, não parece algo que Renato faria tirá-lo justamente no clássico.

Com dupla Luan e Jael, Renato refaz modelo de 2017 (Foto: Reprodução)

Entra Luan, sai Jailson

Uma alternativa a isso seria retirar Jailson do time e colocar Cícero na posição a qual diz estar mais cômodo: como volante, ao lado de Maicon. O meio-campista já foi usado assim durante as partidas, mas Renato nunca começou uma partida com Cícero nesta função em 2018. Privilegiaria a capacidade técnica do seu time, mas perde em poder de marcação ao sacar Jailson do meio-campo.

Cícero pode ir para sua posição, com Luan e Jael no ataque (Foto: Reprodução)


Veja também