A equipe do Grêmio teve 32 baixas médicas que afastaram 17 atletas de jogos ao longo da temporada de 2022. Segundo o levantamento do Espião Estatístico, que leva em consideração lesões que impedem a atividade física dos atletas, o principal local do corpo que causou desfalques na equipe tricolor foi o músculo da coxa.

O jogador mais afetado pelo problema no músculo foi o atacante Ferreira. O camisa 10 do Grêmio foi afastado por quatro vezes ao longo de 2022 e três das quatro idas ao departamento médico aconteceram por problemas nas coxas direita e esquerda.

O jovem talento da base gremista foi ausência em 37 partidas da equipe no ano de 2022, sendo o segundo jogador que mais desfalcou o Grêmio em jogos oficiais.

Jhonata Robert deixa o campo de maca  — Foto: Reprodução

Jhonata Robert deixa o campo de maca — Foto: Reprodução

O principal nome em quantidade de jogos perdidos por lesão foi Jhonata Robert. O atacante se lesionou em janeiro e teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele precisou passar por cirurgia e perdeu 55 jogos até sua recuperação e liberação pelo departamento médico do Grêmio.

O camisa 37 voltou a atuar no dia 20 de setembro na partida contra o Sport, válida pela 31ª rodada da Série B. No entanto, 10 dias depois, Jhonata sofreu nova ruptura do ligamento cruzado do joelho na partida da 32ª rodada contra o Sampaio Correa. Ele atuou por apenas 14 minutos e precisou ser substituído. O meia passou por uma nova cirurgia e ficará afastado dos gramados por cerca de oito meses.

Destaques DM Grêmio 2022 — Foto: Infoesporte

Destaques DM Grêmio 2022 — Foto: Infoesporte

Entre desconfortos, lesões leves, moderadas e graves, foram registradas 17 contusões em diferentes partes do músculo da coxa do elenco do Tricolor Gaúcho, o que representa 53% do número total de lesões da equipe vice-campeã da Série B.

Departamento médico do Grêmio em 2022 — Foto: Infoesporte

Departamento médico do Grêmio em 2022 — Foto: Infoesporte

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Grêmio e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2022 até a data da publicação desta matéria: 10 de novembro de 2022. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.



Veja também