A menos de uma semana para o início da pré-temporada, o Grêmio está perto de anunciar os primeiros reforços, ao mesmo tempo em que corre para preencher cargos importantes na direção e comissão técnica. O clube segue a procura por novo CEO e diretor executivo e também quer definir a comissão permanente, com indicação de manutenção de profissionais que já estão no clube.

Essas posições foram debatidas durante a campanha do presidente eleito Alberto Guerra, mas até o momento não estão definidas – ou não foram anunciadas.

No primeiro momento, a direção recebeu a negativa de Rodrigo Caetano para voltar ao Grêmio como executivo de futebol e se viu obrigada a partir para um plano B. O dirigente do Atlético-MG foi contatado pelo mandatário ainda durante a campanha, mas optou por cumprir o contrato no Galo.

Alexandre Mattos, executivo de futebol e CEO de Relações Internacionais do Athletico, também foi convidado, mas foi convencido a seguir no Furacão pelo presidente atleticano Mario Celso Petraglia. Desde então, o Tricolor tem conversado com alguns nomes, mas sem definição.

Alberto Guerra, novo presidente do Grêmio — Foto: Morgana Schuh/Divulgação Grêmio

Alberto Guerra, novo presidente do Grêmio — Foto: Morgana Schuh/Divulgação Grêmio

Já para CEO, o Grêmio está atrás de um nome para substituir Carlos Amodeo, que esteve à frente da gestão financeira do clube nos últimos cinco anos e meio. O Conselho de Administração traçou um perfil de profissional para vaga e fez uma lista de nomes. O ge ouviu de fontes ligadas ao clube que a situação está bem encaminhada e o novo CEO pode ser anunciado a qualquer momento.

Além disso, a ideia da direção também é estruturar uma comissão técnica permanente, composta por coordenador técnico, auxiliar técnico, preparador físico e preparador de goleiros. No momento, os dois primeiros cargos estão vagos.

A direção do clube já buscou contato com o atual preparador físico, Reverson Pimentel, para efetivá-lo na comissão permanente. Antes mesmo de vencer as eleições, Guerra já tinha boas referências do profissional, que está no clube desde 2021.

Reverson Pimentel preparador físico Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Reverson Pimentel preparador físico Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Na preparação de goleiros, Mauri Lima também deve seguir no cargo. No entanto, a reportagem não obteve retorno ao tentar contato com o treinador de goleiros.

Os novos dirigentes que comandam o clube ainda estão se inteirando das diferentes áreas. Em algumas, já fizeram diagnósticos e iniciaram as primeiras mudanças, como no futebol feminino, com a saída do diretor Yura, e no marketing, com o desligamento do executivo Beto Carvalho.

O clube cogita deixar alguns anúncios para o dia da reapresentação dos jogadores, no dia 8 de dezembro. O volante Pepê, que estava no Cuiabá, é o primeiro reforço acertado com o Grêmio para 2023, embora ainda não tenha sido anunciado. O meia argentino Franco Cristaldo, do Huracán, também está bem encaminhado. O centrovante Diego Souza renovou por mais seis meses.



Veja também