Artilheiro do Grêmio nas últimas três temporadas, Diego Souza vive um momento diferente na sua carreira. Pela primeira vez, o jogador é reserva no clube e ainda não marcou na temporada. Neste sábado, será uma das atrações do time alternativo que encara o Ypiranga, em Erechim, pela última rodada da 1ª fase do Gauchão. Com o futuro indefinido, cogita a aposentadoria ao final do contrato.
Aos 37 anos, a despedida dos gramados está se aproximando para Diego Souza. Com menos espaço no Tricolor após a chegada de Suárez, não há indicação do Grêmio que uma renovação vá acontecer. A possibilidade de aposentadoria é avaliada, conforme pessoas próximas ao centroavante.
O jogador vai cumprir o contrato, com duração até o meio do ano. Seu vínculo prevê a possibilidade de renovação até o fim da temporada, mas isso pode não acontecer. Se o centroavante se despedir do clube no meio do ano, pode também pendurar as chuteiras e dar adeus aos gramados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/g/y/Fj8NHATpyLdaDQyD88zw/diego-souza-gremio.jpg)
Diego Souza em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Da parte do Grêmio, o discurso é de que o artilheiro das últimos três temporadas irá cumprir seu contrato. Não há um posicionamento definitivo sobre os próximos passos nos bastidores. No entanto, o assunto ainda não foi discutido entre o departamento de futebol e o estafe do jogador.
No ano passado, logo após a troca de direção, uma das primeiras negociações do novo departamento de futebol foi a renovação com o camisa 29. Seu novo vínculo foi de apenas seis meses e com uma redução salarial de 30%.
Primeiramente, a ideia era trazer um jogador para disputar vaga com Diego, mas o clube acabou fechando a contratação de Luis Suárez. A chegada do astro uruguaio colocou automaticamente o centroavante no banco de reservas.
Atualmente, Diego Souza tem oito jogos na temporada e apenas um como titular, quando Renato escalou time misto contra o São José no Passo D’Areia. Por vezes, quando saiu do banco, atuou ao lado de Luisito no ataque.
Além do pouco espaço, o veterano ainda não conseguiu balançar as redes, algo incomum comparado com as temporadas anteriores. Em 2020, 2021 e 2022, foi o goleador do Grêmio com 28, 24 e 19 gols, respectivamente.
A aposentadoria já passou pela cabeça do jogador e foi assunto, inclusive com a intenção de ocorrer no Grêmio. No ano passado, em entrevista exclusiva ao ge, Diego admitiu que vai se aposentar no clube gaúcho. Porém, não existe uma definição quanto ao momento.