O Grêmio precisa vencer o Independiente del Valle nesta quarta-feira, às 19h15, na Arena, para avançar à fase de grupos da Libertadores. E o goleador da equipe tem motivo extra para balançar as redes: Diego Souza está a um gol de igualar Zico e Jardel na lista de maiores artilheiros brasileiros da competição continental.

O centroavante também está a um gol de uma marca emblemática pelo Tricolor. Se marcar nesta quarta-feira, Diego Souza chegará a 50 gols com a camisa do Grêmio, já em sua segunda passagem pelo clube.

Diego Souza comemora gol do Grêmio contra o Independiente del Valle pela Libertadores — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Diego Souza comemora gol do Grêmio contra o Independiente del Valle pela Libertadores — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

O atacante o deu o último passo para avançar na artilharia na última partida. O centroavante marcou o gol gremista na derrota por 2 a 1 para o del Valle, na última sexta-feira, no jogo de ida da terceira fase da Libertadores, em Assunção, no Paraguai.

Aos 35 anos, Diego Souza chegou ao seu 15º gol na Libertadores, somando as suas seis participações – contando a atual. Assim, o centroavante é o 15º artilheiro brasileiro da competição. Ele está empatado com Leandro Damião, Rafael Sobis e Alex (ex-Palemiras e Cruzeiro).

Basta que Diego marque um gol diante do del Valle na quarta-feira para igualar os 16 gols de Zico e Jardel. E ficar a um passo de ninguém menos do que Pelé. O Rei soma 17 e está empatado com Robinho.

O maior artilheiro da Libertadores é Alberto Spencer. O equatoriano marcou 54 gols em 87 jogos disputados pelo Peñarol, do Uruguai, e pelo Barcelona, do Equador, entre 1960 e 1980.

Entre os brasileiros, Luizão é quem lidera o ranking. O atacante que teve uma passagem pelo Grêmio em 2002, marcou 29 gols em jogos de Libertadores.

Destaque também no Grêmio

Os números em Libertadores já são otimistas para Diego Souza. Mas a análise em cima do seu desempenho no Grêmio também não deixa a desejar. O centroavante marcou oito de seus 15 gols de na competição continental pelo Tricolor.

> Maiores artilheiros do Grêmio na Libertadores:

  • 1º – Jardel: 16 gols
  • 2º – Luan: 12 gols
  • 3º – Rodrigo Mendes e Everton Cebolinha: 10 gols
  • 4º – Diego Souza, Osvaldo e Paulo Nunes: 8 gols

A marca coloca Diego Souza ao lado de Osvaldo e Paulo Nunes em quarto no ranking da artilharia gremista na Libertadores. O maior goleador da história do clube é Jardel, com 16.

O centroavante tenta manter a boa fase para ampliar a sua história – e a do Grêmio – na Libertadores. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, o Tricolor precisa vencer o Independiente del Valle por 1 a 0 para avançar à fase de grupos da competição continental.



Veja também