A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na última terça-feira a doação do terreno do CT Luiz Carvalho ao Grêmio. A cessão do terreno de 4,8 está condicionada a uma série de contrapartidas a ser realizadas pelo clube, com investimentos em escolas na região do entorno da Arena, conforme previsto no texto do Projeto de Lei (PL).
O elenco gremista utiliza a área para treinamentos desde 2014, quando as obras no local foram concluídas, ainda durante a disputa da Copa do Mundo no Brasil. O Projeto de Lei 217 de 2018 foi aprovado por unanimidade, com 45 votos dos deputados presentes na sessão.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/09/30/foto_14.jpg)
Grêmio recebe doação do terreno do CT Luiz Carvalho — Foto: Eduardo Deconto
De acordo com o texto do PL, o Grêmio pagará um total de R$ 360 mil à administração pública pela cessão do terreno pela Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG). O valor será diluído em 24 parcelas de R$ 15 mil para ser utilizado em “ações do interesse coletivo”.
O clube ainda ficará responsável por realizar obras de reformas e construção em cinco escolas públicas localizadas na região da Arena, na Zona Norte de Porto Alegre, nos bairros Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes. São elas:
- Escola Estadual Dr. Carlos Barbos Gonçalves
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club Porto Alegre Farrapos
- Escola Estadual de Ensino Fundamental José Garibaldi
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Vergara.
Erguido em uma área de três mil metros quadrados, o CT Luiz Carvalho foi inaugurado pelo Grêmio em setembro de 2014, após dois anos de obra. A estrutura está localizada em frente à Arena, do outro lado da BR-290, a Freeway. No local, o elenco gremista tem à disposição dois campos com dimensões oficiais, vestiários, departamento de musculação e fisiologia, além da sala de imprensa e da área administrativa.