O Grêmio volta a campo na noite desta quinta-feira após 10 dias de pausa no futebol brasileiro. E a equipe do técnico Renato Portaluppi tem um objetivo muito bem estabelecido diante do Bragantino: vencer fora de casa, algo que não acontece há 75 dias, para se manter no G-4 e seguir com as esperanças de título.

Apenas com o Brasileirão pela frente até o final da temporada, o Tricolor quer assegurar uma vaga direta na Libertadores, mas sem deixar o sonho da taça de lado – a distância para o líder Botafogo é de 12 pontos, com um jogo menos para os gaúchos. Para isso, vai ser necessário melhorar o rendimento longe da Arena.

A última vez que o Grêmio conquistou três pontos fora de Porto Alegre foi há mais de dois meses, no dia 1º de julho. A vitória foi contra o Bahia, pela 13ª rodada, na Arena Fonte Nova. São apenas três vitórias, cinco derrotas e um empate longe de casa, que dão ao time a modesta 11ª campanha como visitante.

Após o confronto com o Bragantino, o time terá pela frente mais um compromisso como visitante, desta vez contra o Corinthians, na segunda-feira, em jogo atrasado pela 15º rodada. Duas partidas que podem definir qual será a briga do Grêmio até o fim do campeonato.

Nos bastidores, o discurso não é muito diferente do que é dito externamente. O grupo de Renato reconhece a dificuldade do título brasileiro, mas vai alimentar uma caçada ao líder Botafogo enquanto existir chance matemática. Até para manter uma mobilização por uma vaga na Libertadores.

Renato orienta os jogadores em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Renato orienta os jogadores em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Boa parte do elenco terá “tanque cheio” para essa sequência em solo paulista. Após a vitória diante do Cuiabá, jogadores e comissão técnica ganharam quatro dias de folga e só voltaram à rotina de treinamentos na última sexta-feira. Para o zagueiro Rodrigo Ely, o descanso veio em boa hora.

– Essa folga às vezes vem bem para a cabeça, para relaxar, voltar com a bateria recarregada para esses jogos até a próxima pausa Vejo todos motivados, trabalhando intensamente. Acho que é dar sequência no que a gente vinha fazendo e sabendo da importância dos jogos fora para estar brigando lá em cima – declarou o zagueiro em entrevista na terça-feira.

Selecionáveis retornam

A preparação, no entanto, contou com alguns desfalques. A começar pelo goleiro, já que Gabriel Grando estava com a seleção pré-olímpica. Mas o jogador treinou na manhã de quarta-feira. Bitello está acertando sua transferência para o Dínamo Moscou, da Rússia, e não deve mais atuar pelo Grêmio.

Além dos dois brasileiros, os gringos Felipe Carballo e Villasanti também não estiveram com o elenco gremista durante este período. Ambos estavam à serviço de suas seleções na data Fifa para as duas rodadas da Eliminatórias da Copa do Mundo.

Villasanti atuando pela seleção paraguaia contra a Venezuela — Foto: Divulgação/APF

Villasanti atuando pela seleção paraguaia contra a Venezuela — Foto: Divulgação/APF

Os dois volantes atuaram na terça e encontraram a delegação gremista na noite de quarta, já em Atibaia. Carballo entrou no intervalo da derrota para o Equador. Já Villasanti jogou durante toda a derrota do Paraguai para a Venezuela. O aproveitamento contra o Bragantino vai depender da condição física dos dois jogadores, o que vai direcionar a decisão da comissão técnica.

– O jogador chega com uma vontade muito grande de jogar, porque teve o prazer de jogar pela sua seleção, então vem com uma motivação muito alta. Acho que não influencia, até porque são jogadores que trabalham há muito tempo no dia a dia. Acho que é só ver se eles estão aptos fisicamente para poder competir – opinou o zagueiro.

O Tricolor visita o Bragantino nesta noite, a partir das 21h30, no estádio Nabi Abi Chedid. A partida é válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio é terceiro colocado, com 39 pontos.



Veja também