Foto: Divulgação/Coritiba

Enquanto vasculha o mercado atrás de reforços para 2019, o Grêmio tem de lidar também com jogadores que retornam de empréstimos. A lista (confira na tabela abaixo) conta com nomes pouco badalados e que não devem ser aproveitados no próximo ano. A única exceção pode ser Lincoln, nome muito falado das categorias de base, mas que ainda não vingou no time profissional.

O meia de 20 anos é uma das últimas promessas nascidas no Centro de Treinamentos Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, que abriga as categorias de base do clube. Durante o Brasileirão, foi emprestado ao América-MG para ganhar rodagem. Atuou apenas quatro vezes, com 192 minutos em campo. Mudou de empresário nesta janela e tenta se recolocar no mercado para enfim deslanchar na carreira. Mesmo assim, dificilmente ficará na Arena em 2019.

Outro jogador que terá a situação analisada é o zagueiro Rafael Thyere. Chegou a participar da campanha do Tri da América no ano passado. Em 2018, foi cedido à Chapecoense. Jogou 45 partidas na temporada, boa parte delas no time titular. A permanência no Grêmio, contudo, é improvável, mesmo que haja carências no plantel atual para a posição.

OS EMPRESTADOS DO GRÊMIO

Jogador Posição Emprestado para Contrato até
Léo Goleiro Rio Ave (Portugal) fim de 2020
Rafael Thyere Zagueiro Chapecoense fim de 2020
Iago Lateral-esquerdo Figueirense fim de 2019
Breno Lateral-esquerdo Goiás fim de 2019
Machado Volante Boa Esporte fim de 2020
Moisés Volante Londrina fim de 2018
Guilherme Amorim Meia Tubarão fim de 2019
Lima Meia Al-Wasl (Emirados Árabes) fim de 2021
Tontini Meia FK Helsingor (Dinamarca) fim de 2020
Lincoln Meia América-MG fim de 2019
Patrick Meia Criciúma março de 2021
Henrique Almeida Atacante Belenenses fim de 2019
Guilherme Atacante Coritiba fim de 2019
Nicolas Careca Atacante Vorskla (Ucrânia) junho de 2020
Batista Atacante Tubarão fim de 2018
Dionathã Atacante Paysandu fim de 2019

Emprestados até o ano que vem

Alguns jogadores seguirão com contrato de empréstimo em vigência durante 2019. O centroavante Henrique Almeida, por exemplo, fica até o fim da temporada europeia no Belenenses, de Portugal. Até a metade do ano também fica longe de Porto Alegre o meia Lima, atualmente vestindo a camisa do Al Wasl, em Dubai.

Guilherme, atacante com passagens por Botafogo e Chapecoense, tem vínculo com o Coritiba até o fim de 2019. O goleiro Léo, que chegou a ser aproveitado em alguns jogos de 2016 e 2017, é titular do Rio Ave, sexto colocado no Campeonato Português.

Novos empréstimos e rescisões

Boa parte da lista de 16 jogadores em empréstimo atuou na Série B em 2018 e deve ser novamente cedida a outros clubes. São os casos de Iago(Figueirense), Breno (Goiás), Machado (Boa Esporte), Patrick (Criciúma) e Dionathã (Paysandu). Já o meia Guilherme Amorim disputou a Série D pelo Tubarão, de Santa Catarina.

Outros jogadores já retornaram ao clube ao longo do ano, como TontiniDionathã e Patrick. Há ainda casos em que o Grêmio não deverá renovar contrato, que se encerram ao fim deste ano. O volante Moisés, que jogou na segunda divisão nacional pelo Londrina, e o atacante Batista, também emprestado ao Tubarão, na quarta divisão, serão liberados a partir de janeiro.



Veja também