Titular absoluto do técnico Tiago Nunes, Ferreira desfruta a boa fase pelo Grêmio. Em quase dois meses, o atacante foi de 12º jogador ao longo da última temporada a um dos protagonistas do Tricolor em 2021, com gols e assistências. Tanto que ele já supera os números apresentados em 2020.

Ferreira deu uma amostra de seu protagonismo na última quinta-feira, quando o Grêmio venceu o Lanús por 2 a 1 em La Fortaleza, pela 2ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Venceu graças ao atacante.

Foram dele a jogada e a assistência para Léo Pereira abrir o placar para o Tricolor no primeiro tempo. A equipe argentina empatou no segundo tempo, e Ferreira apareceu dentro da área para marcar o gol da vitória já nos minutos finais. Dois lances que coroam a nova fase para o atacante.

Ferreira soma cinco gols, cinco assistências e 15 jogos disputados em 2021. Ele já supera os números da última temporada, em que contabilizou quatro gols, uma assistência e 41 partidas – contando a Recopa Gaúcha. Maior produtividade em menor tempo e menos jogos.

Aliás, Ferreira participou de 27% dos gols marcados do Grêmio na temporada. É pouco mais que uma participação sua a cada quatro vezes que o Tricolor balança as redes. O protagonismo está nos pés do atacante de 23 anos, mas nem sempre foi assim.

O atleta assumiu a titularidade já acelerando a transição para virar o dono da ponta esquerda do time. Vale lembrar: o antigo titular Pepê ainda é jogador do Grêmio, mas se recupera de dores no quadril e no púbis. Ele já está negociado com o Porto e se apresenta em Portugal em junho.

Ferreira marcou contra o Lanús e igualou gols marcados na última temporada no Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Ferreira marcou contra o Lanús e igualou gols marcados na última temporada no Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Enquanto isso Ferreira aproveitou as chances e avança em sua volta por cima no clube. Afinal, há um ano ele sequer fazia parte do grupo principal do Grêmio.

No final de fevereiro de 2020 Ferreira foi afastado após um desacerto na renovação contratual com o clube. O marasmo do atacante durou até meados de setembro, quando renovou e se apresentou ao elenco do ex-técnico Renato Portaluppi.

Ao longo da última temporada, Ferreira foi opção no banco de reservas, com um 12º jogador que, pouco a pouco, foi assumindo protagonismo sempre que entrava em campo. Até virar titular em 2021.

Gols e assistências de Ferreira na temporada 2021

GOLSASSISTÊNCIAS
Grêmio 4×1 Brasil-PelSão José 1×1 Grêmio (gol de Pedro Lucas)
Grêmio 6×1 AyacuchoJuventude 2×1 Grêmio (Gol de Ricardinho)
Ayacucho 1×2 GrêmioGrêmio 3×1 Novo Hamburgo (Gol de Jean Pyerre)
Grêmio 4×0 PelotasGrêmio 2×1 La Equidad (Gol de Diego Souza)
Lanús 1×2 GrêmioLanús 1×2 Grêmio (Gol de Léo Pereira)

Fonte: Espião Estatístico

Agora, Ferreira terá novos desafios pela frente, como as semifinais do Gauchão e as rodadas restantes da fase de grupos da Sul-Americana. Chances para aumentar seu protagonismo

O elenco do Tricolor treina pela última vez neste sábado e viaja para Caxias do Sul antes do jogo contra o Caxias. A partida de ida da semifinal do estadual ocorre no domiongo, às 19h, no estádio Centenário.



Veja também