David Braz inicia treinos antes de anúncio oficial e chega com média melhor do que concorrente

Zagueiro, que só poderá estrear a partir de 1º de julho, tem média de 45 jogos por ano, acima de Paulo Miranda, atual reserva imediato

21 de junho de 2019 - Às 12:46
Divulgação/Sivasspor

Oficialmente, David Braz ainda não é reforço do Grêmio para 2019. Mas o novo zagueiro gremista já está em Porto Alegre, treina no clube e está pronto para entrar em campo o mais rápido possível. São 31 partidas disputadas na temporada europeia, a metade este ano, e uma média de 45 partidas feitas nos últimos cinco anos. Número superior ao seu principal concorrente no clube.

Antes de Braz, o último zagueiro contratado pelo Grêmio havia sido Paulo Miranda, em janeiro de 2018. Como comparação, o atual defensor gremista, em recuperação de lesão muscular, tem média de 30 partidas por ano, entre 2014 e 2018. David Braz, já na ativa no CT Luiz Carvalho, soma, em média, 15 jogos a mais por temporada.

Paulo Miranda, atualmente, se recupera de lesão muscular sofrida dia 17 de março. Sua ausência em momentos-chave é o principal ponto criticado pela torcida. Além da longa recuperação atual, o defensor ficou marcado por ter saído com cãibras da semifinal da Libertadores, ano passado, contra o River Plate.

Ambos trabalham juntos no CT Luiz Carvalho nos últimos dias e brigarão pelo posto de zagueiro reserva imediato, com vantagem para o reforço por chegar com ritmo de jogo – sua última partida foi dia 24 de maio, contra o Galatasaray.

Jogos nos últimos anos

  David Braz Paulo Miranda
2019* 15 jogos 8 jogos
2018 50 jogos (Santos e Sivasspor) 23 jogos
2017 46 jogos 35 jogos
2016 30 jogos 37 jogos
2015 58 jogos 30 jogos
2014 43 jogos 28 jogos

* O ano de 2019 não entrou no cálculo da média

O zagueiro ainda não foi anunciado porque está sob contrato com o Sivasspor até o dia 30 deste mês, emprestado pelo Santos. Depois, todo o trâmite será feito entre os clubes. Braz só pode jogar a partir da abertura da janela de transferências internacionais, dia 1º de julho.

O contratado chega para resolver um problema no elenco gremista. Kannemann, Paulo Miranda e Marcelo Oliveira estão machucados, inclusive ainda se recuperam dos seus problemas. Restaram Geromel e Rodriguez entre as opções para a defesa. Na vitória sobre o Botafogo, antes da parada, Michel e Rômulo, volantes, chegaram a compor a dupla de zaga.

Nas semanas posteriores, no entanto, ao retorno às atividades, o Grêmio deve ter Geromel, Kannemann, Paulo Miranda, David Braz e Rodriguez como alternativas para a defesa. A previsão é de recuperação total do elenco para o reinício das competições.

A programação gremista prevê apresentação no dia 24, próxima segunda-feira. O elenco ficará concentrado em um resort de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, já que o CT Luiz Carvalho está à disposição das seleções que disputam a Copa América na cidade. A primeira partida será dia 10 de julho, contra o Bahia, na Arena.



Veja também