
O Grêmio retoma o calendário de jogos no próximo dia 10 de julho contra o Bahia, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Mas o jovem Darlan vislumbra um pouco mais à frente. Ele sonha com a inscrição para as oitavas de final da Libertadores, que se iniciam duas semanas depois, diante do Libertad, na Arena.
O garoto de 21 anos é candidato a uma das cinco trocas possíveis no elenco para a segunda fase da competição continental. Thonny Anderson e Marinho deixaram o time, Montoya está prestes a ser negociado com o Racing, da Argentina. É nestas brechas que ele pode ser encaixado pelo técnico Renato Gaúcho.
– É um sonho para todo atleta ser inscrito na Libertadores, em grandes competições. Mas é paciência. Continuar trabalhando, aproveitando as oportunidades que o professor dá. Ter tranquilidade, saber esperar a hora certa. Viver a Libertadores é muito importante para o futuro – afirma Darlan em entrevista coletiva neste sábado.
O volante soma apenas quatro partidas na temporada em que foi alçado ao time profissional. Mas já teve o desafio e encarar o Botafogo, na última rodada do Brasileirão antes da parada para a Copa América. Mesmo que tenha treinado como alternativa para a lateral esquerda, foram 29 minutos em sua posição de origem, nos quais tentou manter a “essência”.
– Minha essência de jogo é muita posse de bola, trazer ela para o time. Sobre essa questão de fazer outras posições, é sempre bom aprender com o grupo. Tendo espaço como zagueiro, lateral, a gente sempre pega alguma coisa de aprendizado. O grupo ajuda muito, dá uma tranquilidade para trabalhar – destaca.
Depois do treinamento coletivo deste sábado no CT Luiz Carvalho, o Grêmio trabalha na manhã de domingo. À tarde, o centro de treinamentos ficará à disposição da seleção chilena, que fará a semifinal da Copa América em Porto Alegre.