
O goleiro Marcelo Grohe faz parte do Grêmio. Convocado para seleção, contrato renovado até 2020 e uma muralha no gol Tricolor. Tudo isso são títulos que ele recebeu como goleiro por ser um dos destaques do time do técnico Roger.
Mas agora, números também mostram a importância do goleiro a equipe. No ano passado, o Grêmio instalou o software SAP de uma empresa alemã que ajudou a Alemanha a ser campeã da Copa do Mundo. O Tricolor usou o software durante o Brasileirão.
O vice-presidente do Grêmio relatou números impressionantes, dizendo que o goleiro foi responsável diretamente por nove pontos do Grêmio na competição de 2015:
– Para cada gol que um goleiro médio da competição sofreu, ele (Marcelo) sofreu apenas 0,52, ou seja, quase duas vezes melhor que o goleiro médio. Quando consideramos as finalizações que ele recebeu, o goleiro médio do campeonato teria sofrido 23,11 gols, enquanto o arqueiro gremista sofreu apenas 12. A presença de Marcelo Grohe se traduziu para a equipe, ao longo do Campeonato Brasileiro de 2015, num aporte de pelo menos 9 pontos na classificação geral – afirma.
No ano passado, atuou em 23 partidas no Brasileirão, tendo sofrido apenas 13 gols. O vice-presidente Gremista cita também que há qualidades que são imensuráveis, como “o talento, esforço e dedicação”.