Villasanti foi um dos personagens do Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Inter no último domingo. O jogo representou a volta por cima do volante no Gre-Nal. Há mais de um ano, o paraguaio levou uma pedrada no episódio em que a violência se sobressaiu. A imagem do volante sendo levado pela ambulância deu lugar ao brilho de um gol no maior rival.
O triunfo no clássico trouxe alívio e amenizou o momento instável do time. Mas, individualmente para Villasanti, a simbologia é ainda maior. Em fevereiro de 2022, ele foi o protagonista do Gre-Nal adiado, quando o ônibus do Grêmio foi alvo de pedradas de torcedores do Inter nos arredores do Beira-Rio.
O volante foi atingido por uma pedra no rosto e precisou ser levado por uma ambulância para a emergência de um hospital de Porto Alegre. Depois desse episódio, disputou dois clássicos no ano passado pelo Gauchão. Perdeu o primeiro por 1 a 0 e depois venceu por 3 a 0, ambos na casa do rival.
No primeiro Gre-Nal de 2023 pelo estadual, deixou a partida aos 15 minutos do primeiro tempo por conta de dores musculares na coxa esquerda. No último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, foi um dos destaques do Tricolor ao lado de Suárez e Bitello.
Sem Pepê, lesionado, jogou ao lado de Carballo. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Villasanti fez o segundo gol gremista em um lance que representou o seu significado para a equipe.
O volante se antecipou e venceu a primeira disputa. Na sequência, ganhou uma dividida no “pé de ferro” de Thauan Lara, passou por Gabriel Mercado e bateu cruzado para estufar a rede. O gol coroou a volta por cima em Gre-Nais.
Na comemoração, o jogador fez um gesto a pedido do filho e que adotou para quando balançar a rede. A triste imagem da pedrada ficou para trás e foi superada pelo êxtase do gol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/Y/D/psfUNHQuW2B8Wm8lCqwg/villa.gol.jpg)
Villasanti comemora o gol do Grêmio na vitória diante do Inter — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Maior sequência na temporada
No início do ano, Villa ocupou o banco de reservas, dando lugar para Carballo e Pepê, que formavam a dupla titular. Ainda na reta final do Gauchão, assumiu lugar na equipe após baixas no elenco por lesão.
Se o volante iniciar a partida contra o Athletico-PR, no sábado, às 16h, em Curitiba, será a primeira sequência de cinco jogos como titular neste ano. Mais um exemplo da consolidação no Grêmio.
Desde que se recuperou das fraturas na face, após choque com Kannemann na primeira rodada do Brasileirão, se tornou elemento fundamental na equipe.
Das sete rodadas no Brasileirão, Villasanti atuou em quatro jogos. No time do Grêmio, o paraguaio não é o jogador com o maior número de desarmes, mas é o que tem a melhor média. São 12 roubadas de bola, média de três por partida.
O próximo compromisso do Tricolor será no próximo sábado, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Renato encara o Athletico-PR, na Arena da Baixada, a partir das 16h. A tendência é que o técnico preserve alguns titulares para a disputa na Copa do Brasil, na semana que vem.