Há quase 100 dias na zona do rebaixamento, está evidente que o Grêmio busca o equilíbrio no Brasileirão. E os números também comprovam isso: o Tricolor tem a 6ª melhor defesa da competição, mas o 2º pior ataque.

A oscilação de extremos é um problema que Felipão busca solução. A primeira resposta do trabalho de 14 dias será dada no domingo, quando o Grêmio abre o segundo turno do Brasileirão contra o Ceará, às 11h, na Arena, pela 20ª rodada.

— Estamos trabalhando como a gente imagina que o Ceará vem jogar. Não só a defesa, mas o ataque também. Que a gente possa fazer uma excelente partida, voltar a fazer gols também para que a gente possa conseguir as vitórias novamente — disse Alisson em entrevista coletiva na quarta-feira.

Felipão comanda teino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Felipão comanda teino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Antes de destrinchar os números, é importante salientar que o Grêmio tem dois jogos atrasados. O primeiro, contra o Flamengo, pela 5ª rodada, e outro diante do Atlético-MG, pela 19ª. Ainda não há datas marcadas para ambos os confrontos.

Dono da 6ª melhor defesa, o Grêmio sofreu 18 gols em 17 rodadas, o que resulta numa média de 1,06 gol sofrido por jogo. Foram sete na Arena e outros 11 fora de casa. Em apenas cinco partidas o time não foi vazado (29,4% do total).

Já na outra área do campo, o clube gaúcho tem o 2º pior ataque, com 12 gols em 17 jogos – média de 0,71 gol por jogo. Assim, o Tricolor só fica na frente do Sport, que fez oito. O Flamengo é o líder no quesito, com 32.

Considerando os 12 gols marcados, sete ocorreram dentro da Arena e cinco fora – neste último quesito, tem o pior ataque da competição. Além disso, a equipe balançou as redes em oito partidas das 17 (47,1,%).

Ainda que o Grêmio vença o Ceará no domingo, não deixará a zona do rebaixamento. O Tricolor é 19º colocado, com 16 pontos. O Bahia é o 16º, primeiro fora do Z-4, com 21.

Grêmio no Brasileirão

Defesa (gols sofridos)Ataque (gols marcados)
Gols1812
Média1,060,71
Em casa77
Fora de casa115

Fonte: ge



Veja também