Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro está perto de confirmar o empréstimo do lateral-direito Orejuela ao Grêmio. A expectativa é de que o jogador vá a Porto Alegre neste fim de semana para fazer exames médicos e assinar o contrato válido até o fim deste ano. Orejuela, inclusive, se reuniu com a diretoria celeste durante boa parte desta sexta-feira para finalizar os detalhes do acordo, que vai gerar uma compensação financeira à Raposa. Os clubes já estão, inclusive, trocando documentos para sacramentar a situação.

A informação sobre a ida do colombiano para o time de Porto Alegre foi inicialmente divulgada pelo jornal Zero Hora e confirmado pelo GloboEsporte.com. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Carlos Ferreira, interlocutor do núcleo gestor com o futebol no Cruzeiro, confirmou que o acordo está próximo:

– Está bem adiantado, mas não tem nada fechado. São pequenos detalhes. Acredito que ainda hoje ou mais tardar amanhã estará tudo resolvido

Em contrapartida, o Cruzeiro receberá dois atletas. Um deles é o volante Machado, de 23 anos, que já tem acerto com o clube mineiro. O acerto com o volante foi adiantado pelo Superesportes e confirmado pelo GloboEsporte.com. O outro nome ainda está indefinido, mas será um meia ou um atacante, as maiores carências do elenco neste momento. Pelo acordo encaminhado com o Grêmio, o Cruzeiro não pagará os salários de Orejuela, que gira em torno de R$300 mil, e nem da dupla que chegará do Tricolor.

Machado (de frente) será emprestado pelo Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Machado (de frente) será emprestado pelo Grêmio — Foto: Eduardo Moura

O Grêmio disponibilizou uma lista de atletas, mas nenhum agradou ao Cruzeiro. O perfil procurado para o setor ofensivo é de um jogador com experiência, já que boa parte das peças de meio e ataque à disposição de Adilson Batista é de jovens.

Orejuela foi adquirido em definitivo pelo Cruzeiro no fim de dezembro, mas, em função da queda para a Série B, a diretoria firmou um compromisso de emprestá-lo a um clube da elite nacional. É que o jogador tem o interesse de seguir na “vitrine” para continuar sendo chamado à seleção colombiana, como ocorreu no ano passado.

Nomes descartados

Um dos jogadores do Grêmio que o Cruzeiro queria contar em 2020 era o meia Thaciano. O técnico Renato Gaúcho, no entanto, vetou a liberação do jogador de 24 anos, que pode atuar também como atacante e que chegou, inclusive, a ser utilizado por Renato como segundo volante.

Outro atleta que esteve no radar foi o atacante Léo Chu, do time sub-23 gremista. Ele, no entanto, não chegou a um acordo com o Cruzeiro.

Palmeiras negociou por Orejuela

Nessa quinta-feira, Ocimar Bolicenho, diretor de futebol do Cruzeiro, admitiu que havia negociações com o Palmeiras pelo jogador. Os moldes eram parecidos com o que está sendo encaminhado com o Grêmio. O volante Jean e o meia Allione foram os nomes oferecidos pelo Verdão na troca pelo colombiano. As tratativas seguiam, mas Ocimar já havia dito que seria fechada com qualquer clube que apresentasse uma boa proposta.




Veja também