O próximo domingo será de rever um cenário muito conhecido para o volante Lucas Silva. Pela primeira vez na carreira, o camisa 16 do Grêmio irá enfrentar o Cruzeiro, clube que o revelou para o futebol e o fez chegar ao Real Madrid. Embora contestado por parte da torcida, é um dos encaixes cruciais no sistema de jogo traçado pelo técnico Roger Machado.

A entrada definitiva de Lucas na equipe de Roger se dá na reta final do Campeonato Gaúcho. A partir do Gre-Nal vencido por 3 a 0 no Beira-Rio, pela semifinal do Gauchão, o volante virou ponto de equilíbrio ao meio de campo.

A atual formação do setor, com a companhia de Villasanti e Bitello, foi a maneira buscada pelo treinador para dar sustentação ao time . Antes, Roger utilizava o jovem Gabriel Silva, meia de origem, no lugar de Lucas.

A torcida gremista por vezes ainda tem alguma resistência ao volante, presente na campanha do rebaixamento de 2021. Mas o técnico o tem como responsável por dar tranquilidade na temporada. A escolha veio depois de uma conversa entre os dois.

– Ele (Roger) me chamou para conversar, disse que gostaria de contar comigo em uma função determinada. Que teria um bom proveito e um ganho para o time também. Assim foi, assim aconteceu – contou Lucas Silva em entrevista para a RBS TV em abril.

Reencontro com a história

Integrante do tripé de meio-campo, Lucas Silva vai encarar o Cruzeiro pela primeira vez na carreira. Formado na Raposa, atuou em 193 partidas pela equipe e conquistou dois Brasileiros, em 2013 e 2014, e duas Copas do Brasil, em 2017 e 2018.

O volante chegou ao Grêmio em janeiro de 2020, portanto já com os mineiros na Série B. No Brasil, só defendeu o Nacional de Patos no Campeonato Mineiro de 2012, então emprestado pelo Cruzeiro.

O destaque em sua passagem inicial pela Raposa o catapultou ao Real Madrid em 2015. Mas não vingou na Espanha. Colecionou empréstimos ao Olympique de Marseille e ao próprio Cruzeiro. Em setembro de 2019, rescindiu o contrato com o Real.

Lucas Silva atuou pela última vez no Cruzeiro em 2019 — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Lucas Silva atuou pela última vez no Cruzeiro em 2019 — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No Grêmio há dois anos, Lucas Silva tem um gol na temporada, no primeiro jogo da final do Gauchão, contra o Ypiranga. Na primeira rodada da Série B, também perdeu um pênalti no empate com a Ponte Preta, em Campinas.O casamento Bitello, Lucas e Villa está acontecendo. O Lucas gosta de jogar mais por trás da linha da bola, controla o jogo tecnicamente.— Roger depois da vitória sobre o Guarani

O elenco tricolor treina nesta sexta-feira e também no sábado antes da viagem para Belo Horizonte, onde enfrenta o Cruzeiro às 16h de domingo. Com 10 pontos, o Tricolor é o atual segundo colocado da Série B.



Veja também