Foto: Eduardo Deconto

Protagonistas em um 2017 histórico com a conquista do tri da América, os comandados de Renato Portaluppi iniciaram 2018 em segundo plano, apenas com treinamentos, ao passo que os garotos do grupo de transição disputam os primeiros compromissos do Gauchão. E isso passa longe de ser motivo de reclamação, até pelas férias tardias, “adiadas” pela disputa do Mundial, em dezembro.

Pelo contrário. Em entrevista coletiva, Bruno Cortez valorizou o período de trabalhos em pré-temporada, com foco especial nas orientações do preparador físico Rogério Dias, o Rogerinho. O lateral-esquerdo chegou a “esquecer” o dia de estreia para focar nos exercícios de condicionamento, com a disputa da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente, em 14 e 21 de fevereiro, em vista.

Nesta terça-feira, aliás, o elenco gremista foi ao CT Luiz Carvalho para mais uma sessão de trabalhos físicos. Os atletas foram divididos em dois grupos, que alternaram exercícios na academia e corridas no gramado.

– Ainda tem o Gauchão, os jogos que vamos jogar. Depois, a Recopa. Estamos na mão do Rogerinho. A gente vai focar na parte física, depois o Renato vai passar para a gente o jogo que vamos jogar. (Para depois) Levantar caneco, com volta olímpica, no nosso estádio. Estamos nos preparando bastante para estar bem fisicamente, taticamente. Fazer dois grandes jogos e levantar essa taça – afirma o lateral.

Após viver um ano de conquistas em 2017, o lateral admite que o grupo terá de lidar com as cobranças da torcida por mais títulos na temporada. Em sua fala, pede para que os companheiros mantenham o espírito demonstrado até conquistar a Libertadores.

– É só continuar fazendo o que nossa equipe fez, com humildade. Todo mundo se doando, que as coisas vão acontecer. O Renato tem dado apoio para o grupo, tem mostrado para a gente que cada vez mais estamos unidos. Não podemos mudar nada. Tem que trabalhar forte, aproveitar a pré-temporada, aprimorar a parte física – projeta Cortez.

O elenco principal do Grêmio segue os trabalhos em pré-temporada na tarde desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho, com estreia prevista apenas para o dia 3 de fevereiro, contra o Cruzeiro-RS, na Arena, pela 5ª rodada do Gauchão. Até lá, o elenco de transição defenderá as cores do clube no estadual. Os jovens duelam contra o Avenida às 19h30 desta quarta.



Veja também