Sem a possibilidade de reuniões presenciais, o Conselho Deliberativo do Grêmio encontrou uma maneira de apreciar as contas do exercício 2019 em meio à pandemia do novo coronavírus. Os conselheiros do clube têm debatido o assunto de forma virtual e farão uma votação pela aprovação ou não dos números na próxima semana por meio de um aplicativo de celular.

discussão virtual iniciou no dia 4 de abril com o acesso dos conselheiros a todo o material sobre as finanças do clube. Foi aberto um prazo para esclarecimentos e dúvidas, com perguntas enviadas pelos conselheiros ao Conselho de Administração. As respostas deveriam ser enviadas pelo presidente e pelos vices até ontem, quarta-feira.

Reunião no Conselho Deliberativo do Grêmio ocorrerá de maneira virtual — Foto: Luciano Amoretti / Grêmio, DVG

Reunião no Conselho Deliberativo do Grêmio ocorrerá de maneira virtual — Foto: Luciano Amoretti / Grêmio, DVG

— Disponibilizamos os documentos todos no dia 4. Demonstrações financeiras, relatório do Conselho de Administração (CA), parecer dos auditores, Comissão de Finanças e Conselho Fiscal. Todos tiveram tempo para analisar, a semana passada para fazer perguntas, que colocaram no site e foram encaminhadas para o CA — explicou o presidente do Conselho, Carlos Biedermann, ao GloboEsporte.com.

A partir do dia 20 ocorrerá a votação para aprovação ou não das contas da gestão de 2019. A projeção é de resultado rápido. São 300 conselheiros e outros 16 integrantes do Conselho Consultivo, formado por ex-presidentes e ex-comandantes do Conselho Deliberativo, habilitados a votar. Outros 60 suplentes podem ser acionados caso algum conselheiro não participe da votação.

Votação sobre contas do Grêmio de 2019 será via aplicativo — Foto: Arquivo Pessoal

Votação sobre contas do Grêmio de 2019 será via aplicativo — Foto: Arquivo Pessoal

Os votos dos conselheiros serão computados por um aplicativo idealizado anteriormente. O Conselho Deliberativo gremista testava a votação via app em reuniões presenciais para acelerar os processos e ter os resultados com maior exatidão. Antes, a votação ou era visual, em assuntos com menos disputa, ou nominal, o que levava muito tempo. Agora, minutos depois o resultado já está disponível.

— Cada um já tem instalado no seu celular. A pessoa abre, vota e é computado rapidamente. A gente testou esse sistema em algumas reuniões, fizemos simulações com perguntas. Vamos usar pela primeira vez esse sistema em um formato real, que é a aprovação das contas, em formato simples — destacou Biedermann.

Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Carlos Biedermann — Foto: Luciano Amoretti/Grêmio

Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Carlos Biedermann — Foto: Luciano Amoretti/Grêmio

Com esse processo, é possível no futuro liberar a votação para conselheiros que não estejam presentes na reunião na Arena, já que é possível acompanhar os encontros de maneira online.

O Grêmio já utilizava o reconhecimento facial em uma câmera para registrar a lista de presença das reuniões. Em tempo real, Biedermann já tinha no seu celular o nome de todos os conselheiros presentes no auditória da Arena. A projeção feita pelo Tricolor no final de 2019 é de fechar o exercício com superávit, isto é, saldo positivo entre receitas e despesas.



Veja também