Foi com os dois braços abertos que Renato correu para comemorar o gol mais importante da história do Grêmio, contra o Hamburgo, na decisão do Mundial de 1983. Eternizada na memória dos gremistas há mais de três décadas, a cena serviu de inspiração para a construção da estátua em homenagem ao ex-camisa 7 e agora treinador.

O monumento, apresentado ao público nesta segunda-feira (25), foi projetado pelo artista bielorruso Iouri Petrov. Medindo cerca de quatro metros de altura – incluindo o pedestal que serve de sustentação –, a obra pesa aproximadamente 300 quilos.

—  Eu preciso dar os parabéns para eles (artistas), o trabalho foi longo, duradouro, mas foi muito bonito. Um trabalho que a gente conversou. Trocávamos ideias, sempre procuramos fazer o melhor possível. Sempre brinquei com eles: tentem me deixar feio. E aquela frase: você jogava para c… A estátua saiu do jeito que a gente conversou. Deixando as brincadeiras de lado, o bonito foi o gesto. Aquele gesto que pedi pra eles, como se eu tivesse abraçando todo mundo — revelou Renato.

Compare a imagem da comemoração com a estátua:

Comemoração de Renato:

Reprodução / RBS TV
Renato após marcar o segundo gol do Grêmio diante do Hamburgo, em Tóquio, no Mundial de 1983Reprodução / RBS TV
Reprodução / RBS TV
Grêmio venceu a equipe alemã por 2 a 1 na prorrogação, com dois gols do ex-camisa 7Reprodução / RBS TV

Estátua: 

Omar Freitas / Agencia RBS
Estátua feita em bronze foi inaugurada na ArenaOmar Freitas / Agencia RBS
Omar Freitas / Agencia RBS
Monumento ficará na esplanada do estádio gremistaOmar Freitas / Agencia RBS


Veja também