Como estão os semifinalistas da Libertadores nos campeonatos nacionais

Argentinos têm tido desempenho melhor que Grêmio e Barcelona

24 de outubro de 2017 - Às 10:22
Foto: Superliga Argentina

Depois de mais de um mês da definição das quartas de final da Libertadores, a bola vai rolar pela semifinal nesta semana. O Correio do Povo fez um levantamento de como foram Grêmio, Barcelona, River Plate e Lanús nesse período sem jogos pelo torneio continental.

Com a derrota para o Palmeiras nesse domingo, o Grêmio saiu da vice-liderança do Brasileirão para o quarto lugar e praticamente não tem mais chances de disputar o título. O Tricolor venceu apenas dois jogos desde a vitória sobre o Botafogo nas quartas de final. Seu adversário na semifinal, no entanto, não vem tendo desempenho melhor.

Sem vencer há oito jogos no Campeonato Equatoriano, o Barcelona de Guayaquil é apenas o nono colocado na competição – disputada por 12 clubes – e está 15 pontos atrás do líder Delfín. Desde a parada da Libertadores, a equipe entrou em campo cinco vezes no seu campeonato nacional e não venceu nenhuma vez – quatro empates e uma derrota.

Nesse domingo, o Barcelona poupou titulares e empatou por 3 a 3 com o El Nacional. O único jogador que deverá ser titular contra o Grêmio que esteve em campo foi o atacante Marcos Caicedo, que marcou o primeiro gol do Barcelona.

Argentinos vivem momentos melhores

Dos quatro semifinalistas, o Lanús teve o melhor desempenho no último mês. O time venceu os três jogos que disputou no Campeonato Argentino e chegou aos mesmos 12 pontos do seu rival na Libertadores, o River Plate, que vem de três empates seguidos no torneio nacional.

Lánus e River Plate fazem parte de um grupo de quatro times que somam 12 pontos – juntos a San Lorenzo e Colón – e estão atrás apenas do líder Boca Juniors, que com 100% de aproveitamento, tem 18. O Campeonato Argentino está apenas na sexta rodada.

O River Plate é o único dos semifinalistas que ainda disputa três competições. Além da Libertadores e do Campeonato Argentino, o time comandado por Marcelo Gallardo está na Copa Argentina.

Desde o histórico 8 a 0 sobre o Jorge Wilstermann nas quartas de final da Libertadores, os “Millionários” disputaram cinco partidas. Se os três empates no Campeonato Argentino decepcionaram, as duas vitórias com goleadas na Copa Argentina – 3 a 0 sobre Defensa y Justicia e 4 a 1 em cima do Atlanta – levaram a equipe para a semifinal do torneio.

River Plate e Lanús abrem as semifinais da Libertadores nesta terça-feira, às 20h15min, no Monumental de Núñez. Já Grêmio e Barcelona se enfrentam na quarta, às 21h45min, em Guayaquil. A volta está marcada para a próxima semana, novamente com os argentinos jogarão na terça e Tricolor e Barcelona no dia seguinte.



Veja também