
O Grêmio entrou em campo na noite desta quarta-feira, na Arena, com 3 a 0 de vantagem sobre o Avenida, na semifinal do Gauchão. A larga vantagem obtida no primeiro jogo deixou o time de Renato Gaúcho com mais tranquilidade para atuar, recheado de reservas. Como a vaga estava encaminhada para a decisão da competição, o treinador entende que os jogadores “tiraram o pé do acelerador” no segundo tempo e permitiram o empate em 1 a 1.
Os donos da casa tiveram maior volume de jogo e construíram outras inúmeras chances de sair com a vitória. Mas Madson e Alisson, por exemplo, pararam na trave. Depois de dominar o primeiro tempo, a equipe diminuiu o ritmo no segundo e permitiu que o Periquito marcasse o seu gol. No fim das contas, Portaluppi destacou o objetivo cumprido de chegar à final.
– Foi que nem no Gre-Nal. Com 3 a 0, tem uma boa vantagem, de repente você senta na vantagem. Mas não foi ordem. Buscamos a vitória o tempo todo, tivemos mais chances de gols, mas não aproveitamos. O Avenida foi muito bem, tem que dar os parabéns aos jogadores e ao treinador. Em nenhum momento foram desleais. O primeiro tempo foi praticamente ataque contra defesa, fizemos só um gol. No segundo, tiramos o pé do acelerador, até porque tem o desgaste – disse Renato em entrevista coletiva.
Agora, tudo é final para os lados da Arena e de Pelotas. O adversário na decisão é o Brasil, que passou nos pênaltis pelo São José. Por possuir melhor campanha ao longo de todo campeonato, o Xavante terá o benefício de fazer o segundo jogo em casa. Renato pede apenas que o Grêmio saia da primeira partida com “alguma” vantagem para definir o título no sul do Estado.
– O Grêmio sempre joga para ganhar. O primeiro jogo é em casa. Na teoria, é uma coisa. Na prática, é sempre diferente. O que nos importa é ir para Pelotas com alguma vantagem. Vamos com uma equipe bem diferente da de hoje. O jogador muitas vezes não vai ter aquela entrega em um jogo que o Grêmio está praticamente classificado, já começa a se preparar psicologicamente para a final, que foi o que aconteceu hoje – afirmou.
Na final do Campeonato Gaúcho, o Tricolor se reapresenta na tarde desta quinta-feira no CT Luiz Carvalho. Terá ainda a sexta e o sábado de treinamentos antes do primeiro duelo da final contra o Brasil. O confronto será às 16h de domingo, na Arena.