O Grêmio vai em busca do hexa do Gauchão a partir deste sábado. Para isso, o Tricolor conta com nomes experientes, como Renato, Geromel, Kannemann e Diego Souza. Por outro lado, o time, ainda em formação, tem até 13 jogadores que podem atuar pela primeira vez nesta competição.

A lista parte dos 10 reforços contratados para a temporada. Fábio, João Pedro, Bruno Uvini, Reinaldo, Pepê, Carballo, Cristaldo, Gustavinho, Everton Galdino e Suárez nunca disputaram o torneio, além dos garotos Adriel, Gustavo Martins e Cuiabano.

Renato conversa com os jogadores na véspera de jogo-treino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato conversa com os jogadores na véspera de jogo-treino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez será a principal atração gremista e fará sua estreia em campeonatos estaduais, já que pela primeira vez na carreira atuará no futebol brasileiro. Na primeira amostra, na Recopa Gaúcha, na vitória diante do São Luiz, por 4 a 1, fez três gols em 37 minutos.

Assim como ‘El Pistolero’, Carballo e Cristaldo também estão na primeira experiência no Brasil e estrearão em competições regionais. O argentino, no entanto, ainda vive a expectativa de ter o nome publicado no BID. A direção tenta resolver os trâmites burocráticos junto ao Huracán.

Embora tenha sido revelado pelo Fluminense, Fábio construiu toda carreira na Europa e nunca disputou um estadual. A experiência pelo Grêmio é a primeira como atleta profissional no Brasil. Bruno Uvini, apesar das passagens por São Paulo e Santos, se junta ao grupo dos estreantes em regionais.

João Pedro, por sua vez, já foi campeão em estados diferentes. Conquistou o catarinense em 2017 pela Chapecoense e o baiano em 2018 e 2020 pelo Bahia. O lateral-direito, apesar de regularizado, deve ser poupado da viagem a Caxias do Sul, nesta sexta, para dar sequência aos treinos físicos.

Gustavinho e Everton Galdino têm experiência no Campeonato Mineiro. Com uma carreira maior e com mais rodagem, o atacante ex-Tombense já disputou também os campeonatos catarinense, pelo Figueirense, e goiano, pelo Vila Nova. No entanto, ambos ainda não foram campeões estaduais.

Reinaldo estreará no Gauchão, mas o lateral-esquerdo tem uma vasta experiência em estaduais. Foi campeão do Paulistão pelo São Paulo e do catarinense pela Chapecoense, além de ter atuado por Ponte Preta, Paulista de Jundiaí, Penapolense e Sport Recife.

Aos 25 anos, Pepê tem títulos de dois regionais diferentes. Pelo Flamengo, foi campeão carioca em 2020 e 2021. Pelo Cuiabá, venceu o campeonato Mato-Grossense do ano passado.

Reinaldo comemora o título paulista conquistado pelo São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram

Reinaldo comemora o título paulista conquistado pelo São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram

O elenco também tem os “cascudos” que conhecem muito bem o Gauchão. Brenno, Grando, Diogo Barbosa, Geromel, Kannemann, Bruno Alves, Darlan, Lucas Leiva, Lucas Silva, Thiago Santos, Bitello, Isaque, Ferreira e Diego Souza já venceram a competição pelo Grêmio.

Para a partida de abertura do Gauchão, Diego Souza é dúvida por conta de uma virose, enquanto Cristaldo depende do BID da CBF. Geromel, Natã, Lucas Leiva e Jhonata Robert permanecem fora. O time que iniciou na decisão da Recopa Gaúcha, com Suárez, pode ser mantido.

O Grêmio treina na manhã desta sexta-feira. Renato fará os últimos ajustes na equipe. No início da tarde, a delegação embarca para Caxias do Sul. No sábado, às 16h30, a equipe entra em campo para encarar o Caxias, no estádio Centenário.



Veja também