Há três meses na zona do rebaixamento, o Grêmio entra no segundo turno do Brasileirão com duas rodadas a menos e a calculadora na mão. O ge fez três projeções diferentes para mostrar o tamanho do desafio da equipe treinada por Luiz Felipe Scolari.

No momento, o Tricolor soma 16 pontos de 51 possíveis em 17 partidas, o que representa um aproveitamento de 31,4%. Vale ressaltar que há dois jogos adiados e sem data para ocorrer, contra Flamengo e Atlético-MG.

Aproveitamento do 16º

O Bahia, que já disputou as 19 partidas do primeiro turno, é o 16º colocado – último fora da zona de rebaixamento. Fez até agora 21 pontos e tem aproveitamento de 36,8%. Se mantiver o ritmo no returno, somará mais 21 e chegará ao fim do campeonato com 42.

Para o Grêmio fazer 43, precisa acumular mais 27 pontos nos próximos 63 em disputa. Neste contexto, o aproveitamento seria de 42,3%.

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Média dos últimos 5 anos

Considerando os times que ficaram na 16ª colocação ao final das últimas cinco edições do Brasileirão, a média de pontos conquistados foi de 41,2. Em 2020 e 2017, Fortaleza e Vitória somaram 41 e 38 pontos, respectivamente, e se salvaram pelo saldo de gols.

Por essa projeção, o Grêmio precisa acumular no mínimo mais 26 pontos para fugir do Z-4. O que significa terminar a competição com 35,9% de aproveitamento. Num exemplo hipotético, necessitaria de mais oito vitórias e dois empates nos 21 jogos que lhe restam.

Probabilidade da UFMG

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem hoje 51,8% de probabilidade de ser rebaixado. Está só abaixo de Chapecoense, com 98,6%, e Sport, com 63,2%.

Pelos cálculos da universidade, a equipe que somar 44 pontos tem 9% de chance de cair. Com 43, sobe para 22%. Portanto, se o Grêmio atingir 45, praticamente não existe possibilidade de rebaixamento. Neste caso, o passaporte para a manutenção na Série A é de 29 pontos, ou 46% de aproveitamento.

O elenco começa a concentração na manhã desta quinta-feira e cumpre mais um turno de treinamentos. O próximo jogo será contra o Ceará no domingo, às 11h, na Arena, pela 20ª rodada. O time gaúcho não atua desde a derrota para o Corinthians, no dia 28 de agosto.



Veja também