A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro pode significar o vislumbre de um horizonte melhor para o Grêmio. Mesmo que momentâneo. O Tricolor encara o Athletico, às 18h15 deste domingo, na Arena da Baixada, com uma segunda chance de deixar a zona de rebaixamento.

O retrospecto recente ajuda. Nas últimas cinco partidas disputadas pela competição, o Grêmio tem quatro vitórias – Flamengo, Ceará, Bahia e Cuiabá, em jogo atrasado – e a derrota para o Corinthians. Com 80% de aproveitamento, é o melhor entre os 20 clubes neste período.

Evidentemente, o cenário de respiro depende de uma vitória em Curitiba. Mas o time entrará em campo já com a noção do que precisará fazer na rodada e se terá a chance de pular para fora do Z-4.

Como o América-MG empatou com o São Paulo em jogo atrasado, na quarta, o Tricolor caiu para a 18ª colocação, com 22 pontos, um a menos que o Coelho, o 16º. O Juventude, com 23, é o 17º. O Bahia, acima dos mineiros, tem a mesma pontuação na 15ª colocação. E o Santos é o 14º, com 24.

Todos esses podem ser ultrapassados pelo Grêmio em caso de vitória. E o contexto ajuda, já que Santos e Juventude, por exemplo, se enfrentam às 16h no Alfredo Jaconi. O Bahia encara o Inter no Beira-Rio no mesmo horário, enquanto o América-MG recebe o Flamengo, às 11h, no Independência.

Os jogos que interessam ao Tricolor na rodada

  • América-MG x Flamengo – 11h
  • Juventude x Santos – 16h
  • Inter x Bahia – 16h
  • Athletico x Grêmio – 18h15

Em caso de vitória, os gremistas chegam aos 25 pontos e podem sair da zona de rebaixamento, o grande objetivo no momento. O contexto ainda é turbinado pela vitória sobre o Flamengo no Maracanã.

– A equipe do Flamengo é uma das maiores do continente. Então, claro que uma vitória dessas dá uma moral, um astral melhor para a gente brigar pelo que estamos vivendo no campeonato. Tudo fica mais leve para dar sequência na nossa retomada – destacou o lateral Vanderson.

Felipão enfatiza calma para tirar o time da zona de rebaixamento — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Felipão enfatiza calma para tirar o time da zona de rebaixamento — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Esta é a segunda vez que o Grêmio tem a possibilidade de encerrar a rodada fora do Z-4. Há um mês, se superasse o Corinthians na Arena poderia respirar sem a ajuda de aparelhos. Mas acabou derrotado pelos paulistas.

No início do segundo turno, a equipe de Luiz Felipe Scolari já tem duas vitórias consecutivas, sobre Ceará e Flamengo.

Recuperado de lesão muscular, Douglas Costa fica à disposição, mas deve começar a partida no banco de reservas. A partida contra o Athletico começa às 18h15 deste domingo, na Arena da Baixada.



Veja também