Da foto, Jailson saiu no meio do ano; Bressan e Douglas não ficam; Ramiro e Everton podem ser negociados — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Os primeiros movimentos do Grêmio no mercado cumprem uma promessado presidente Romildo Bolzan Júnior após garantir a permanência de Renato Gaúcho para 2019. Segundo ele, o elenco sofreria algumas mudanças, as quais chamou de “transições”, para a próxima temporada. Dois jogadores já tiveram saídas confirmadas: o meia Douglas e o zagueiro Bressan. Outros podem tomar o mesmo caminho.

– Nós vamos fazer transição, sim, e vamos qualificar nosso plantel, sim. Agora, se essa transição vai ser mais forte, menos forte, vai depender dos negócios que podem ser de saída, que podem ser de chegada. Vai depender daquilo que a gente vai construir nesse período – disse Romildo após anunciar a permanência de Renato.

A intenção do Grêmio não é lotear o grupo e fazer uma reformulação geral. A ideia de trabalho a longo prazo se mantém, o que muda é a cara do elenco, com trocas pontuais em algumas posições. Douglas, desde 2015 no clube, não renovará o contrato e já se despediu da torcida. Bressan, desde 2013, está a detalhes de ser anunciado pelo Dallas FC, do Texas, nos Estados Unidos.

Cícero tem dificuldade para renovar contrato — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Cícero tem dificuldade para renovar contrato — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

A situação de Cícero também caminha para um adeus. O valor proposto pelo volante para a renovação ficou muito acima das intenções do Grêmio. As conversas estão em andamento, mas a situação se encaminha para novos rumos ao meio-campista. Ramiro, contratado em 2013 com Bressan, entrou na mira do Corinthians, que pode fazer uma proposta ao Tricolor nos próximos dias.

Everton também pode deixar o clube, mas por razões diferentes. O atacante desperta interesse de clubes europeus por conta do bom rendimento em 2018. Recentemente, houve especulações sobre sondagens do Manchester City e do Manchester United. Mas o Grêmio diz não ter recebido proposta alguma pelo Cebolinha.

E os reforços?

Após o encerramento da participação do Grêmio no Brasileirão, com a confirmação da vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o presidente afirmou que iria atrás de “cinco a seis reforços” para 2019. A relativa tranquilidade no planejamento da próxima temporada veio a reboque do lugar no G-4. Assim, o ano não começará “atropelado” pela fase eliminatória da competição continental.

Thiago Neves é o nome mais próximo de desembarcar em Porto Alegre — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Thiago Neves é o nome mais próximo de desembarcar em Porto Alegre — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No balcão de chegadas, o Tricolor mantém as conversas com o Cruzeiro para tentar a contratação de Thiago Neves. As tratativas se mantêm, mesmo após um pessimismo interno entre os gaúchos. O uruguaio Guillermo Varela, do Peñarol, foi observado para a lateral direita durante o ano. Mas, segundo o executivo André Zanotta, não há um avanço para ganhar status de negociação.



Veja também