Com retrospecto à prova, jovens do Grêmio debutam em mata-mata de Libertadores

Matheus Henrique e Jean Pyerre têm 66% de aproveitamento como titulares em 2019 e são armas contra o Libertad, nesta quinta, pelas oitavas de final

25 de julho de 2019 - Às 12:09

Se hoje o Grêmio ainda entra em campo pela Copa Libertadores, deve muito a Matheus Henrique e Jean Pyerre. Dois jovens, formados na base e responsáveis por uma virada do time como um todo no primeiro semestre. A dupla debuta nos mata-matas pela América nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Libertad. Na Arena, as equipes se enfrentam pelo primeiro jogo das oitavas de final.

Juntos como titulares, Matheus e Jean têm aproveitamento acima dos 60% em 2019. O Tricolor inclusive passou a jogar mais quando Renato Gaúcho enfim escalou os dois jovens entre os 11 iniciais. Isso ocorreu no dia 8 de abril, na vitória por 3 a 1 sobre o Rosario Central, na Arena, pelo Grupo H da Libertadores.

“Vai ser um jogo muito importante para a gente. Viemos de um mata-mata com o Bahia, então já vivemos um pouquinho disso” (Jean Pyerre)

Até o momento, são 18 partidas com a dupla lado a lado na temporada. Os números apontam 10 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas – aproveitamento de 66,6% (confira a lista abaixo).

MATHEUS HENRIQUE E JEAN PYERRE JUNTOS

Vitórias Empates Derrotas
Novo Hamburgo 0x4 Grêmio (Gauchão) Aimoré 1×1 Grêmio (Gauchão) Grêmio 1×2 Santos (Brasileirão)
Caxias 0x3 Grêmio (Gauchão) São Luiz 0x0 Grêmio (Gauchão) Grêmio 4×5 Fluminense (Brasileirão)
Grêmio 3×0 São José (Gauchão) Inter 0x0 Grêmio (Gauchão)  
Grêmio 1×0 Inter (Gauchão) Grêmio 0 (3) x (2) 0 Inter (Gauchão)  
Pelotas 0x2 Grêmio (Gauchão) Juventude 0x0 Grêmio (Copa do Brasil)  
Grêmio 3×0 São Luiz (Gauchão) Grêmio 1×1 Bahia (Copa do Brasil)  
Grêmio 3×1 Rosario Central (Libertadores)    
Libertad 0x2 Grêmio (Libertadores)    
Grêmio 2×1 Vasco (Brasileirão)    
Bahia 0x1 Grêmio (Copa do Brasil)    

Desde a partida contra o time argentino, Jean Pyerre e Matheus Henrique mudaram de status e se consolidaram como titulares. Deram nova dinâmica ao meio-campo. Porém, não atuaram ainda em partidas eliminatórias de Libertadores.

Matheus Henrique entrou no minuto final da vitória por 4 a 0 sobre o Atlético Tucumán, no segundo jogo das quartas de final da competição do ano passado. Mal pode sentir o clima da Arena. A caminhada ganha um novo capítulo nesta quinta.

– Ansiedade é lógico que todo mundo tem. Mas, depois que começa o jogo, é não se afobar, não tomar decisões precipitadas. E jogar tranquilo, nada se decide neste jogo. Tem o da volta. O principal é não cometer erros, não dar brecha. Se tivermos oportunidades, fazer o máximo de gols possível – complementa Jean Pyerre.

Jovens comemoram gol do meia contra o Rosario Central — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Jovens comemoram gol do meia contra o Rosario Central — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Os garotos colocam o retrospecto novamente à prova nesta noite, diante do Libertad, pelas oitavas de final da Libertadores A partida começa às 21h30, na Arena. A provável escalação gremista tem: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.



Veja também