Foto: Reprodução

Como o Grêmio, o Barcelona entrou em campo neste domingo. Como o Grêmio, com um time reserva. Apenas Marcos Caicedo, daqueles cotados para começar na quarta-feira, na primeira partida da semifinal da Libertadores, foi titular. Depois dele abrir o placar, a equipe de Guayaquil levou a virada em 10 minutos no segundo tempo, mas buscou o empate em 3 a 3 com o El Nacional, no Olimpico Atahualpa, em Quito. Porém, chegou aos oito jogos sem vencer no Campeonato Equatoriano.

Em Guayaquil, o GloboEsporte.com tentou encontrar algum lugar com uma aglomeração de torcedores para acompanhar a partida. Tamanho o desinteresse que as zonas costumeiramentes lotadas de “hinchas” estavam às moscas, vazias. O foco dos torcedores do Barcelona também está todo na Libertadores. Foi necessário ir até a zona norte da cidade para encontrar um pequeno estabelecimento com dois torcedores assistindo ao jogo.

Depois de um primeiro tempo de muita luta e pouca inspiração, os gols da movimentada partida saíram no segundo tempo. O Barcelona abriu o placar com um arremate, aos 10 minutos da etapa final, de Marcos Caicedo, que está retomando ritmo de jogo após retornar de lesão e deve ser titular contra o Grêmio. No entanto, em cinco minutos, Jonathan Borja, aos 19, e Franklin Guerra, aos 24, viraram para o Nacional.

Borja viria a ampliar o placar. Mas o goleador Álvez, grande nome do time – e desfalque contra o Grêmio, por expulsão na vitória sobre o Santos – descontou para o 3 a 2. Quando tudo parecia perdido, Segundo Castillo arrancou o empate já nos acréscimos para evitar a nova derrota para o El Nacional. No entanto, a sequência é ruim: foram seis empates consecutivos, a derrota para o time de Quito, em casa, e novo empate, no Atahualpa. Isso, claro, no campeonato nacional. Neste período, também há o empate e a vitória sobre o Santos, nas quartas da Libertadores.

O técnico Guillermo Almada entrou em campo com Lanza; Torres, L. Caicedo, Mena e E. Castillo; Gabriel Marques, Richard Calderón, Marcos Caicedo, Ayoví, Segundo Castillo e Álvez. Inicialmente, a tendência é que só Marcos Caicedo enfrente o Grêmio. Os outros titulares em campo eram Gabriel Marques e Álvez. O primeiro tem suspensão de três jogos a cumprir e não joga as semifinais, enquanto o atacante uruguaio retorna ao time no jogo da Arena.

Apesar da dificuldade em achar torcedores assistindo à partida neste domingo, muitos deles estão orgulhosos da campanha na Libertadores e vestem as cores barcelonistas nas ruas. Pelo centro da cidade, próximo ao monumento que homenageia os Libertadores do Equador, San Martín e Simón Bolívar, o movimento de torcedores era constante.



Veja também