A prioridade e a apreensão da torcida recaem sobre os 90 mintuos que separam o Grêmio de um título continental já na próxima quarta-feira, contra o Independiente, pela Recopa Sul-Americana. Mas o Tricolor entra em campo neste sábado, às 21h30, no Antônio David Farina, repleto de ambições e expectativas para encarar o Veranópolis, em duelo válido pela 8ª rodada do Gauchão. Sem os titulares, preservados, Renato Gaúcho mira o G-8 do Estadual e deposita suas fichas em algumas atrações prováveis de uma formação reserva repleta de mistério.

Como de costume, o treinador evitou esboçar a escalação para a partida ao longo dos dois dias de preparação para o duelo. Mas os nomes de Ramiro, Alisson e Maicosuel – por motivos distintos – atraem os olhares na lista de 18 relacionados para a viagem rumo a Veranópolis. A começar pelo volante.

Ramiro será titular do Grêmio contra o VEC para fazer sua estreia em 2018 (Foto: Eduardo Deconto)

Suspenso pela expulsão na final da Libertadores, na vitória por 2 a 1 sobre o Lanús em La Fortaleza, Ramiro cumpre suspensão nos dois jogos da Recopa. Assim, ainda não soma minutos dentro de campo na temporada – ficou no banco no triunfo sobre o Brasil-Pel e na derrota para o Cruzeiro-RS. Mesmo que Renato não tenha dado indícios, o jogador tem posto assegurado na equipe para fazer sua estreia em 2018. Resta saber se na posição habitual, pela direita, ou mais recuado ao lado de Michel. Sua situação é contraditória: leva status de titular absoluto, mas ainda não atuou no ano.

As presenças dos dois atacantes têm reflexos na decisão contra o Independiente, para aprimorar o ritmo de jogo, mas com pesos diferentes para a provável formação da quarta-feira. Após ficar no banco na partida de ida por não estar 100%, Alisson é titular provável no confronto na Arena. Maicosuel, por sua vez, atuou por apenas alguns minutos na Argentina e deve ser alternativa para o decorrer do duelo pela Recopa. Ambos tendem a iniciar a partida contra o Veranópolis.

Atrações à parte, o técnico se resguarda de indefinições apenas do meio para a frente (confira a escalação abaixo). A tendência é de que Ramiro, Alisson e Maicosuel formem o trio de meias, com Thaciano ao lado de Michel. Mas o volante também pode figurar recuado. No ataque, Lima, Dionathã e Lucas Poletto disputam uma vaga no time.

Além de Ramiro, a equipe terá uma série de estreantes na temporada – casos de Paulo Victor, Bressan e Marcelo Oliveira. Não à toa, o Grêmio se cerca de cuidados para superar a falta de ritmo de jogo cotnra um rival que atua desde o início do ano. Uma vitória neste sábado pode fazer a equipe ingressar na zona de classificação do Gauchão. Além do triunfo, o Tricolor por um empate ou um tropeço do Avenida contra o Cruzeiro-RS, fora de casa. Os gremistas figuram em 10º, com quatro pontos, e a equipe de Santa Cruz fecha o G-8 com seis.

– É natural. Vai sentir a falta de ritmo. Mas vai ser compensado com dedicação, viemos trabalhando forte. Fizemos alguns amistosos juntos. Preparados, estamos. A gente vai sentir um pouco, são coisas naturais desse inicio de ano. Vamos conseguir suportar a pressão e fazer um grande jogo. São três pontos cruciais que podem nos levar para o G-8. A gente sabe que é difícil enfrentar eles no Antônio David Farina, ainda mais à noite, tem a questão do estádio. Necessitamos dos pontos e vamos com esse intuito, mas respeitando a equipe deles – ressalta.

Após segurar o líder Caxias dentro de casa na última rodada, o Veranópolis tenta somar pontos contra o Grêmio para seguir na zona de classificação para as quartas de final. O técnico Julinho Camargo leva dois trunfos para a partida: todo o seu elenco à disposição e a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos.



Veja também