Na gélida tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre, o Grêmio fez seu primeiro teste na intertemporada. Em jogo-treino com o Sindicato dos Atletas do RS, o Tricolor teve Marinho como titular na vaga de Everton, liberado para acompanhar o nascimento da filha, e goleou por 6 a 0, com duas escalações diferentes, com André na frente na corrida com Jael pela vaga no ataque. Paulo Miranda, Lincoln (duas vezes), Thonny Anderson (duas vezes), Jael, Hernane e Vico (duas vezes) anotaram os gols. Paulo Victor ainda defendeu um pênalti.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/6/o/Azx2HYTOynnaJM0wIHOA/dsc-0187.jpg)
Marinho foi titular na vaga de Everton (Foto: Eduardo Moura)
A atividade teve duas ausências: Maicon e Everton. O primeiro não treinou pelo terceiro dia consecutivo por conta de dores musculares, enquanto o segundo está liberado para acompanhar os primeiros dias da filha, nascida nesta quarta. Arthur já está fora do contexto, com a negociação para o Barcelona em vias de ser concluída. A escalação inicial teve Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Marinho; André.
Outro primeiro indício do trabalho é que André está na frente na corrida pela camisa 9. A primeira etapa mostrou Marinho bem tecnicamente, como destaque ao lado de Luan. O meia era o responsável por todos os cruzamentos e escanteios do lado direito. Em um deles, André desviou na primeira trave e Paulo Miranda entrou de carrinho para marcar o único gol dos titulares.
O trio Luan, Marinho e Ramiro mudava a todo momento de lugar no campo, sem guardar o posicionamento inicial. Além disso, chamou atenção também a pressão na marcação, seja na hora de retomar a bola, seja na postura da equipe no campo ofensivo.
Cícero deve ser o companheiro de Maicon após a ausência de Arthur, negociado. O volante tambéme mostrou bom aproveitamento nos lançamentos longos e viradas de jogo. No final da etapa inicial, Marcelo Grohe precisou trabalhar em duas oportunidades em chegadas do time do Sindicato.
Etapa final com muitos gols
Renato mudou toda a escalação para o segundo tempo. O time teve Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Thaciano, Lincoln, Vico, Hernane e Thonny; Jael. Logo no início, Paulo Victor defendeu cobrança de pênalti de Elder e impediu o gol do Sindicato. A partir de então, o Tricolor empilhou gols, sob o comando de Thonny Anderson, Jael e Lincoln.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/u/2/xmHaBMQFqpBjGB3jPBAg/dsc-0188.jpg)
Jael foi um dos destaques do segundo tempo (Foto: Eduardo Moura)
O centroavante mostrou maior movimentação e voltava mais para participar do jogo em relação a Hernane Brocador. Participou ativamente de jogadas de gols de Lincoln e Thonny Anderson, além de fazer um próprio. Vico converteu pênalti sofrido por Hernane e finalizou de fora da área. Thonny Anderson ainda faria um golaço ao entrar driblando na área e deslocar o goleiro com uma cavadinha.
Lincoln atuou mais recuado e foi um dos destaques, assim como Thonny. O meia, mesmo iniciando aberto pela esquerda, circulou pelo centro e tabelou com Jael e Hernane constantemente. A defesa pouco foi exigida nesta parte da atividade.