Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

A delicada lesão de Jhonata Robert não fará o Grêmio ir ao mercado inicialmente. Vágner Mancini apostará no grupo que conta atualmente. Além disso, conta com opções na equipe de transição, que disputará as primeiras rodadas do Gauchão.

Jhonata Robert rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante o treino de sexta-feira e será submetido a uma cirurgia nos próximos dias. O prazo para ficar afastado dos gramados é de aproximadamente seis meses.

Sem o garoto de 22 anos, Mancini tem no grupo Douglas Costa, Ferreira e Janderson como atacantes de lado, além dos centroavantes Diego Souza, Diego Churín e Elias, que deve retornar automaticamente ao elenco principal após a participação da transição no estadual.

No time sub-21, o Tricolor conta ainda com Rildo, Guilherme Azevedo, Vini Paulista, Wesley e Emerson para o ataque. Os dois primeiros são mais conhecidos do torcedor.

Rildo esteve emprestado ao Brasil de Pelotas no ano passado. Gui Azevedo, que defendeu o Coritiba na Série B em 2021, também busca recuperar espaço para voltar ao grupo principal.

O início do Gauchão, inclusive, auxiliará as avaliações do treinador. A tendência é que os garotos recebam oportunidades nas primeiras três partidas da competição. A estreia é no dia 26, contra o Caxias, na Arena.

Saiba mais dos atacantes do sub-21:

Rildo

Aos 21 anos, retorna após atuar emprestado ao Brasil de Pelotas na Série B do Brasileiro. Apesar do rebaixamento com a pior campanha, foi um dos destaques do Xavante.

Na oportunidade, disputou 18 partidas e fez um gol. Pelo grupo principal do Grêmio, já participou de cinco jogos, mas ainda busca balançar as redes. Ambidestro, cumpre todas as funções na trinca de meias.

Rildo (D) estava no Brasil de Pelotas — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Rildo (D) estava no Brasil de Pelotas — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Guilherme Azevedo

Aos 20 anos, volta após participar do acesso do Coritiba à elite. Porém, no clube paranaense não balançou as redes em 14 oportunidades. No Grêmio, todavia, já contabiliza quatro gols nas 15 partida disputadas antes do empréstimo. Canhoto, atua pelas duas pontas.

Vini Paulista

Natural de Santa Bárbara do Oeste, no interior de São Paulo, o atacante tem 20 anos. Destacou-se no ano passado com sete gols em 22 partidas pela equipe sub-21. Seis deles no Brasileirão de Aspirantes. No grupo principal, tem um jogo.

Vini Paulista em jogo-treino contra o São José — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Vini Paulista em jogo-treino contra o São José — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Wesley

Gaúcho de Encruzilhada do Sul, o garoto de 19 anos também atua pelos dois lados. Preferencialmente, pela direita. Na temporada passada, marcou sete gols em 27 jogos. Antes, foi emprestado no Gauchão ao Pelotas, quando atuou em 10 partidas e não conseguiu evitar o rebaixamento.

Emerson

Também com 19 anos, o garoto de Santa Cruz do Sul prefere atuar pela ponta esquerda. Fez seis gols em 24 partidas em 2021. Antes, esteve emprestado ao Esportivo. Foram nove jogos na segunda passagem pelo clube de Bento Gonçalves, que o revelou para o futebol.



Veja também